Pra hoje ter churrasco: te ensinamos a como fazer coxão mole para churrasco e ficar gostoso demais
Se não sabe como fazer coxão mole para churrasco, não sabe o que está perdendo.
Ela é um corte suculento, mas que tem seus truques para que ela fique muito saborosa, e não perca para nenhum dos cortes mais conhecidos.
Por isso, se você quer buscar um custo x benefício mais interessante, mas sem perder na qualidade e no sabor, veja a seguir aqui no Receitinhas.
De qual parte do boi o coxão mole faz parte?
Muito conhecido pela população brasileira, o coxão mole é um dos cortes nobres da carne bovina. Ele possui pouca gordura, sendo considerado uma carne magra.
Está localizado na parte traseira, também conhecido em algumas regiões como:
- Chã de dentro;
- Coxão de dentro;
- Polpa.
Todos os nomes se referem à sua localização no boi
Todavia, sua carne possui fibras mais curtas, o que significa uma carne mais macia, que pode ser utilizada para diversos fins, como:
Apesar de não ser um corte habitual para churrasco, justamente por ser uma carne magra, com pouca gordura, ele pode surpreender em sabor e maciez.
Como fazer coxão mole para churrasco?
Primeiramente, para aprender como fazer o coxão mole para churrasco, é preciso escolher um bom corte da carne.
Se possível, escolha a peça sem cortes, ou peça ao açougueiro para cortar em bifes maiores com cerca de 3cm de espessura.
Por ser uma carne magra, se ela for muito fina, pode ser que o sabor mude um pouco e ela poderá ficar mais seca do que o esperado.
Dessa forma, para manter sua suculência, opte por bifes mais largos.
Temperos
Quanto aos temperos necessários, não se preocupe, é uma carne com um sabor marcante. Logo, apenas temperos básicos são o suficiente.
Dessa forma, você vai precisar apenas de sal grosso e um pouco de pimenta do reino, se for do seu agrado.
No entanto, caso queira inovar e temperar com outros ingredientes, utilize um pouco de orégano fresco, alho e molho inglês, misture com um fio de azeite e pincele na carne.
Brasa
Como falamos anteriormente, é uma carne magra, e para manter sua suculência precisa ser colocada em uma brasa forte com um fogo alto.
Mesmo que o ponto de preferência seja bem passado, ela deve ser servida no ponto, para evitar que fique ressecada.
Por isso, tempere a carne e quando a brasa estiver no ponto, coloque a carne, vire dos dois lados e tire do fogo, ela estará perfeita para ser servida!