Diabético pode comer tapioca? Vamos explicar e te passar receitas gostosas para matar vontades
A pergunta de milhões: diabético pode comer tapioca?
Quem tem diabetes precisa tomar cuidado com alguns alimentos, pois eles podem aumentar bastante a glicemia.
E a tapioca é um deles. Então, será que diabético pode comer tapioca? Se pode, como deixar a receita da tapioca menos danosa à glicemia dos diabéticos?
Vamos te explicar porque diabético até pode comer tapioca!
Mas com moderação e cuidado, além de te passar algumas receitas com tapioca para você matar a vontade e não prejudicar seu bom controle glicêmico!
Confira aqui no Receitinhas!
Diabético pode comer tapioca? Sim ou não?
O diabético é alguém que ou o pâncreas não fabrica mais insulina (tipo 1), ou apresenta uma alta resistência insulínica (tipo 2).
Por isso, como parte do tratamento de diabetes, o ideal é reduzir bastante o consumo de alimentos com alto teor de carboidratos.
Assim, alimentos como pão francês, massas e tapioca tem alto teor de carboidratos e alto índice glicêmico.
Isso significa que assim que esses alimentos entram no organismo, a glicemia sobe bastante.
Para você ter uma ideia, a tapioca tem o índice glicêmico de 116, mais alto que do pão francês.
Portanto, saiba que cortar o pão francês, porque sobe a glicemia e comer tapioca no lugar, não vai melhorar seu controle da glicemia.
Mas, então, diabético não pode comer tapioca?
A resposta para isso é, depende. Se a tapioca faz parte de uma alimentação equilibrada, quando o diabético consome, terá que ajustar a dose de insulina, provavelmente.
Por isso, o consumo da tapioca deverá ser ocasional e não parte da rotina do diabético.
Ou seja, pode comer, contanto que não seja sempre e que nos demais dias, a alimentação seja baseada em um menor consumo de alimentos com alto índice glicêmico.
Além disso, existem maneiras nas quais o diabético poderá consumir a tapioca, diminuindo o estrago glicêmico causado por ela. Veja algumas sugestões abaixo!
Como deixar a tapioca mais saudável – receitas e dicas
- Deixe para comer a tapioca em um dia que você fará bastante atividade física. Assim, o efeito da tapioca na glicemia será bem menor;
- Adicione fibras na farinha da tapioca, pois, isso ajuda a reduzir o índice glicêmico e promove mais saciedade;
- Procure tomar cuidado em como você vai rechear a tapioca. Fuja de recheios como doce de leite e leite condensado, por exemplo, pois isso só piorará o índice glicêmico, deixando a glicemia muito pior;
- Opte por recheios com frutas vermelhas, por exemplo (morango batido com iogurte, por exemplo e adoçado com adoçante). Fica uma delícia e tem poucas calorias, não prejudicando a glicemia.
E agora, com moderação, você pode aproveitar que diabético pode comer tapioca, do jeito certo!