3 formas de fazer cupim que ficam deliciosas
O cupim é um corte bovino extraído da parte do dorso do animal, da sua “corcova”, e conta com diversas formas de fazer.
No entanto, ele é uma carne que exige um longo preparo, por ser rico em fibras musculares e bem entremeada com gordura.
Dentre os melhores acompanhamentos, podemos sugerir uma farofa de banana e uma salada fresca, para quebrar um pouco a gordura presente na carne.
1.Cupim na panela de pressão
O cupim na panela de pressão é uma das formas mais populares para preparar esse corte em casa.
Dessa forma, é possível deixar as fibras mais macias e soltar um pouco de toda a gordura presente no corte, mas sem perder a suculência.
O cozimento dura em média 1h na panela de pressão. Logo, você precisa dourar a carne no alho e cebola, e depois acrescentar alguns temperos.
Uma dica é acrescentar fumaça em pó e cerveja preta, para dar um sabor a mais ao preparo!
2.Cupim na airfryer
Já o cupim na airfryer é outra forma prática e saborosa de fazer esse corte em casa! Ele leva o mesmo tempo de cozimento do que na pressão (1h).
No entanto, ele conta com etapas e preparações bem distintas! O corte feito na airfryer apresenta maior suculência, e pode inclusive ser recheado.
Para o preparo, além da peça de cupim, você vai precisar de sal grosso, alecrim, molho barbecue, orégano, mostarda e papel alumínio.
Por fim, basta temperar a carne, enrolar no papel alumínio e levar para airfryer a 200°C, por 1h. Depois remova o papel alumínio, e deixe dourando por 5 minutos.
3.Cupim na churrasqueira
Agora, temos a forma mais tradicional e conhecida do preparo desse corte, que é o cupim na churrasqueira. Ele fica suculento, saboroso e tem aquele gostinho de brasa que é inconfundível.
No entanto, atente-se ao tempo de preparo, uma vez que esse corte requer um cozimento prolongado. Na churrasqueira, ele leva em média 2h para cozinhar.
Dessa forma, comece deixando em uma marinada no dia anterior ao preparo, e no dia, coloque-o no papel alumínio e deixe cozinhando.
A cada 30 minutos, abra o papel alumínio, adicione um pouco da água da marinada e feche novamente. Ao final do cozimento, deixe dourando um pouco.