Pode fazer pão de queijo com trigo? Aprenda os melhores jeitos
Pode fazer pão de queijo com trigo? Essa é uma dúvida que pode surgir na hora de preparar este, que é um dos quitutes favoritos dos brasileiros.
Muitas vezes, quando já estamos no meio da receita, percebemos a falta de um ingrediente central. Nestes casos, é possível tentar substituições ao preparar o pão de queijo da vovó.
Pode fazer pão de queijo com trigo no lugar de polvilho?
Sim, você pode fazer pão de queijo com trigo. Contudo, tenha ciência de que o resultado será diferente do tradicional.
O polvilho é o ingrediente responsável pela textura típica de um pão de queijo autêntico. Ele é mais leve e aerado do que a farinha de trigo.
Por isso, ao usar trigo o pão de queijo fica mais denso, com uma consistência mais parecida com pão comum.
Posso substituir o polvilho da receita de pão de queijo?
Sim, é possível substituir o polvilho, mas o sabor e a textura mudarão. O polvilho, tanto o doce quanto o azedo, é o ingrediente ideal para a leveza do pão de queijo.
Uma alternativa:
Além de fazer pão de queijo com trigo, é utilizar o amido de milho como substituto. Porém, mais uma vez isso resulta em uma massa mais pesada e com menos elasticidade.
Caso não tenha polvilho suficiente, tente ao menos usar uma parte dele e misturá-lo com a farinha ou com o amido.
Usar farinha de trigo muda o sabor do pão de queijo?
Sim, o sabor pode mudar ao usar farinha de trigo, principalmente porque a textura e o ponto da massa do pão de queijo alteram a percepção do queijo no paladar.
O polvilho é neutro e não interfere no sabor do queijo, mas a farinha de trigo pode dar um sabor mais semelhante ao pão comum. Assim, reduz um pouco a intensidade do queijo.
Quais farinhas podem substituir o trigo no pão de queijo?
Se você deseja evitar o uso de trigo, mas também não tem polvilho à disposição, há outras farinhas que podem ser usadas para variar a receita de pão de queijo. Algumas opções são:
- Farinha de arroz;
- Farinha de amêndoas;
- Farinha de aveia;
- Farinha de linhaça.
Essas opções deixam o pão de queijo mais leve e com uma textura interessante e diferente.
Aliás, essas farinhas são as melhores para quem busca versões sem glúten ou mais leves. No entanto, assim como no uso do trigo, o resultado não será igual ao da receita tradicional.