Quantos litros de água você precisa beber por dia? CALCULE AQUI
Você sabia que existe um cálculo para determinar quantos litros de água você precisa beber por dia para manter a hidratação adequada?
Não! Sabia que é a água é vital para que o nosso organismo funciona da melhor forma possível.
Principalmente em relação ao transporte de vitaminas e minerais, além de regular a temperatura do corpo, entre outras funções essencial.
Se você quer saber como fazer esse cálculo e algumas sugestões para aumentar o seu consumo de água diariamente, veja a seguir aqui no Receitinhas!
Como fazer o cálculo de quantos litros de água beber por dia?
O corpo humano é composto de cerca 60% de água, e isso que a torna essencial para o funcionamento adequado de todas as funções do nosso corpo.
No entanto, devido à correria do dia-a-dia, nem sempre damos a devida atenção a essa questão, e por muitas vezes, até esquecemos de beber água.
Porém, isso pode causar inúmeros problemas para o nosso organismo. Além disso, você já ouviu falar que devemos beber, pelo menos, 2 litros de água por dia?
Mas isso vale para todos? É como se fosse uma regra? A resposta é Não! O número de 2 litros de água é o mínimo que qualquer pessoa deve consumir de água por dia.
No entanto, esse valor pode mudar de pessoa para pessoa, de acordo com uma série de fatores, e principalmente devido à composição corporal.
Por isso, existe um cálculo. De acordo com especialistas, é necessário realizar a ingestão de 35ml de água, para quilo do nosso corpo.
Dessa forma, você consegue atingir a sua necessidade individual diária.
Veja um exemplo:
João pesa 95kg! Logo, ele precisa tomar (95kg x 35ml) = 3325ml de água por dia, ou seja, 3,33l.
Outro exemplo, Ana pesa 65kg. Dessa forma, ela precisa tomar (65kg x 35ml) = 2275ml, ou seja, 2,27l de água.
No entanto, mesmo a fórmula seja a mais recomendada, ainda existem ressalvas e fatores que devem ser considerados.
Quais fatores considerar na hora de determinar a quantidade de líquidos para ingestão diária?
Como falamos anteriormente, mesmo o cálculo seja a forma mais recomendada por especialistas para chegar ao valor ideal de consumo de líquidos diários.
Ainda existem fatores que pode influenciar esse cálculo tanto para cima quanto para baixo. Por isso, veja alguns exemplos a seguir!
Atividade física
Se a pessoa praticar exercícios físicos intensos ou recorrentes, maior será a quantidade de água necessária.
Visto que haverá uma perda intensa ao longo da prática esportiva. Por isso, o cálculo deve um pouco maior de água diariamente.
Clima
Pessoas que moram em regiões mais quentes devem realizar uma ingestão de água maior do que as que moram em regiões mais frias.
Dieta
Em uma dieta rica em calorias ou alimentos com muito sal, é necessário ingerir muito mais água do que aqueles que consomem muitas frutas e saladas.
Ingestão de bebida alcoólica
Por fim, a bebida alcoólica desidrata o organismo. Dessa forma, o recomendado é a cada copo de bebida alcoólica consumido, o mesmo deve ser ingerido de água.
No entanto, esse cálculo não influencia na quantidade diária, ele só acrescenta à quantidade.
Ou seja, se você bebeu 6 drinks, você deve beber 6 copos de água e mais a quantidade indicada para o seu peso naquele dia!