Curau da vovó
Receita de curau da vovó simples, fácil e prático tudo de bom! Não leva muitos ingredientes e fica ainda mais saboroso se for preparado em um fogão à lenha, com todo amor e carinho. Confira, abaixo, quais são os ingredientes necessários.
Como fazer curau da vovó?
- 5 espigas de milho verde
- 1 litro de leite
- 1 xícara de açúcar
- 1 pitada de sal
- 1 colher de sopa de manteiga
- Canela em pó para polvilhar
- .
- Corte os grãos das espigas com uma faca afiada. Certifique-se de raspar bem as espigas com a faca para aproveitar todo o sumo do milho.
- No liquidificador, bata os grãos de milho com metade do leite até obter uma mistura homogênea. Se necessário, faça isso em etapas para não sobrecarregar o liquidificador.
- Utilize uma peneira fina para coar a mistura de milho e leite, pressionando bem com uma colher para extrair todo o líquido. Descarte o bagaço.
- Em uma panela grande, despeje o líquido coado. Adicione o açúcar, a pitada de sal e misture bem.
- Cozinhe em fogo médio, mexendo constantemente para evitar que grude no fundo da panela. Continue cozinhando até que a mistura engrosse e adquira a consistência de um creme.
- Quando o curau estiver quase no ponto desejado, adicione a manteiga e misture bem até que esteja completamente incorporada.
- Despeje o curau em uma travessa grande ou em tacinhas individuais. Deixe esfriar um pouco e, em seguida, leve à geladeira até que esteja bem frio.
- Antes de servir, polvilhe canela em pó sobre o curau para dar um toque especial.
- Este curau da Vovó Rose é uma sobremesa tradicional e reconfortante, perfeita para reunir a família e celebrar momentos especiais com um sabor que remete às raízes e à simplicidade da culinária caseira.
🙂 SIMPLES DEMAIS: Curau nordestino
Como deixar curau com bagaço cremoso?
Para deixar o curau com bagaço cremoso, o segredo está na preparação do milho e no processo de cozimento.
Primeiramente, ao bater o milho no liquidificador com um pouco de leite ou água, não coe a mistura; isso garante que o bagaço do milho contribua para a textura final do curau. Use milho fresco, pois é mais suculento e tenro.
Em seguida, cozinhe a mistura em fogo baixo, mexendo constantemente para evitar a formação de grumos e para que o bagaço cozinhe bem, liberando seu amido natural, o que ajuda a engrossar e a dar cremosidade ao prato.
Adicione leite (ou leite de coco para uma versão vegana) aos poucos, até alcançar a consistência desejada.
Um toque de manteiga ou creme de leite no final do cozimento pode enriquecer ainda mais o sabor e a textura.
Assim, o curau fica com uma cremosidade incomparável, mantendo a textura interessante que o bagaço do milho oferece.
Mais alguma dúvida de como preparar curau da vovó?