Doce de jaca
Receita de doce de jaca para comer com torradas, pão e todo tipo de massa doce que imaginar, até a massinha de padaria! Bem, as ideais são várias e a criatividade é o limite. Uma sobremesa super gostosa e prática para quem ama frutas e sabor da roça.
Como fazer doce de jaca?
- 1 jaca-mole pequena ou média (aquela bem madurinha, sabe?)
- 2 xícaras de açúcar
- 1 xícara de água
- 1 pau de canela
- 3 cravos-da-índia
- Separando a polpa: Primeiro, a gente vai tirar a polpa da jaca e separar bem dos caroços. E olha, use uma luva ou passe óleo nas mãos pra não ficar toda grudenta, viu?.
- Cortando a polpa: Depois de separar, corte a polpa em pedaços menores, assim fica mais fácil de cozinhar..
- Fazendo a calda: Coloque o açúcar, a água, a canela e os cravos numa panela grande e leve ao fogo até formar uma caldinha. Não precisa ser uma calda muito grossa, tá?.
- Cozinhando a jaca: Jogue os pedaços de jaca na calda e deixe cozinhar em fogo médio. Vai mexendo de vez em quando pra não grudar no fundo da panela.
- Testando o ponto: Você vai saber que tá pronto quando a jaca estiver bem macia e a calda mais encorpada. O ponto é meio parecido com o de doce de leite, sabe?.
Finalizando: Quando atingir o ponto, desliga o fogo, tira a canela e os cravos e deixa esfriar.
🟤 Receita da vovó que lembra infância: doce de queijo em calda
O que pode ser feito com o caroço da jaca?
Ah, meu bem, o caroço da jaca é um tesouro que muita gente nem sabe! Você pode torrar e moer pra fazer uma farofinha.
Tem gente que também cozinha os caroços e come como se fosse castanha. Se você for mais aventureira, pode até plantar o caroço e esperar nascer uma jaqueira. Então, nada de jogar fora, hein?
Qual jaca é mais doce?
Olha, se você gosta de jaca bem docinha, o negócio é ir atrás da jaca-mole. Essa é aquela que tem a polpa bem amarelinha e o sabor é bem mais doce, quase como um mel. A textura é mais suave e é uma delícia pra comer pura ou fazer doce.
Qual a melhor jaca, mole ou dura?
Agora, querido, essa pergunta é tipo perguntar qual filho a gente gosta mais, viu? Depende muito do gosto de cada um e do que você quer fazer.
A jaca-mole é mais doce e tem a polpa mais macia, ótima pra comer sozinha ou fazer sobremesas.
A jaca-dura tem uma textura mais firme e é menos doce, então ela é excelente pra pratos salgados.
Já vi até gente fazendo “carne” de jaca com ela, tipo, vegana! Então, não tem essa de uma ser melhor que a outra, é mais uma questão de qual se adapta melhor ao que você tá querendo fazer.
E aí, pronto pra aproveitar tudo que a jaca tem pra oferecer? Espero ter ajudado!