Doce de leite argentino
Receita de doce de leite argentino que conquista o coração de qualquer um durante o café da manhã! Combine esta delícia com um saboroso pão amanteigado bem fofinho e veja como fica saboroso, ainda mais se estiver quentinho, com aquele café…
Como fazer doce de leite argentino?
- 4 xícaras de leite integral (de preferência, um leite mais gorduroso)
- 1 xícara de açúcar
- 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (ajuda a evitar que o leite derrame e dá a cor caramelizada)
- 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional)
- Em uma panela grande (o leite vai espumar, então é melhor usar uma panela com bastante espaço), misture o leite e o açúcar.
- Leve ao fogo médio e mexa até o açúcar dissolver completamente.
- Assim que o açúcar dissolver, adicione o bicarbonato de sódio e misture bem. Se quiser, acrescente também a essência de baunilha para um saborzinho a mais.
- Reduza o fogo para baixo. A partir de agora, você precisa ter paciência: deixe o leite cozinhando lentamente, mexendo de vez em quando. Isso pode levar cerca de 1 a 2 horas. O segredo é o cozimento lento e constante.
- Você vai notar que a mistura vai engrossar e começar a ficar com uma cor mais caramelizada.
- Quando atingir a consistência de um creme espesso e com a cor característica do doce de leite argentino (um marrom caramelizado), retire do fogo.
- Deixe esfriar um pouco e depois transfira para um pote de vidro.
- Conserve na geladeira.
Pronto! Agora é só saborear seu doce de leite argentino caseiro, perfeito para comer com pães, torradas ou como recheio de bolos e doces. É uma delícia!
👏 BOM DEMAIS: Doce de leite caseiro com ameixa
Por que o doce de leite argentino é mais escuro?
O doce de leite argentino é conhecido por sua cor mais escura em comparação com versões de outros países. Essa característica deve-se principalmente ao processo de cozimento mais longo e em temperaturas mais altas, utilizado na sua produção.
Durante o cozimento prolongado, ocorre o que é conhecido como reação de Maillard, um processo químico entre aminoácidos e açúcares que resulta na formação de pigmentos mais escuros e no desenvolvimento de um sabor mais intenso e complexo.
Além disso, o tipo de açúcar e leite utilizados na Argentina também pode influenciar na cor final do doce de leite.
O leite argentino, muitas vezes, tem um alto teor de gordura e açúcar, o que contribui para uma cor mais rica e um sabor mais caramelizado.
Essas diferenças na preparação e nos ingredientes dão ao doce de leite argentino uma textura mais espessa e um sabor distintamente rico e profundo, diferenciando-o de outras variantes mais claras e suaves.
Mais alguma dúvida de como preparar doce de leite caseiro argentino?