Farofa da Ana Maria Braga
Nada mais brasileiro do que aquela farofinha caseira para acompanhar as mais diversas refeições, não é mesmo? E se você é apaixonado por essa receita, então não deixe de testar essa farofa da Ana Maria Braga clássica e mega deliciosa. Não tem quem resista a tanto sabor!
Como fazer farofa da Ana Maria Braga?
- 50 g de manteiga
- 2 colheres de sopa de óleo
- 100 g de bacon
- 100 g de linguiça defumada
- 150 g de cebola
- 1 alho
- 300 g de farinha de mandioca
- Sal a gosto
- Pimenta-do-reino a gosto
- Cheiro-verde a gosto
- Em uma panela, coloque a manteiga, o óleo, o bacon cortado em cubos, a linguiça picadinha e frite até ficarem dourados.
- Adicione a cebola, o alho e deixe durar.
- Acrescente a farinha, o sal, a pimenta e cozinhe por mais alguns minutos.
- Finalize com o cheiro-verde e está pronto.
Use uma farinha já tostada para facilitar o processo de preparo!
Quais carnes são usadas nessa farofa?
Aqui, o bacon e a linguiça defumada entram em cena. Para que a textura fique perfeita, você precisa cortar o bacon em cubos bem pequenos e fritar com a linguiça, que deve ser esmigalhada, ou seja, aperte bem para a carne sair totalmente daquela película que a envolve! Mas, se preferir, você também pode usar a calabresa ou a toscana, fica a seu critério, ok?
Quais temperos devo usar?
Não tem muitas regras. A dica é investir no clássico, que é a pimenta-do-reino. Mas se você gosta mesmo é de inovar, então invista em outros sabores, como pimenta-branca, pimenta-calabresa, tempero baiano, páprica doce ou defumada e, por que não, o famoso tempero Ana Maria? Com certeza vai fica uma delícia!
E para mais versões de dessa receita clássica, confira também essa farofa de abacaxi, essa farofa de cebola e alho crocante e essa farofa de banana da terra.