Feijoada à transmontana
Feijoada à transmontana com sabor de outro mundo de tão boa e prática que é! Você vai amar provar e o melhor de tudo é que é fácil, rápida e simples demais, tudo que a gente precisa para garantir sucesso na festa em família.
Como fazer feijoada à transmontana?
- 500g de feijão vermelho;
- 300g de orelha de porco;
- 300g de focinho de porco;
- 300g de pé de porco;
- 200g de toucinho entremeado;
- 200g de chouriço de carne;
- 150g de salpicão;
- 100g de presunto;
- 2 cenouras;
- 1 cebola grande picada;
- 2 dentes de alho picados;
- 1 folha de louro;
- Sal e pimenta a gosto;
- Azeite q.b. (quanto baste).
- Preparo das carnes: Na véspera, deixe as carnes de molho em água para retirar o excesso de sal. Troque a água algumas vezes.
- Cozimento do feijão: Coza o feijão em água. Quando estiver quase cozido, adicione as carnes (exceto os enchidos) e continue a cozinhar.
- Preparação do refogado: Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho até ficarem douradinhos. Adicione as cenouras cortadas às rodelas e o louro. Deixe refogar mais um pouco.
- Unindo tudo: Junte o refogado à panela do feijão e das carnes. Adicione os enchidos cortados em pedaços e deixe cozinhar até tudo estar bem cozido e apurado.
- Finalização: Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe apurar um pouco mais e pronto.
Sirva essa delícia com arroz branco e uma saladinha verde, e você terá uma refeição para reis e rainhas! Bom apetite, meu amor! E lembre-se: pratos assim sabem ainda melhor quando feitos com carinho e partilhados em boa companhia. 🍲❤️
👏 MÃOS APLAUDINDO: feijoada brasileira
Como se chama a feijoada portuguesa?
A feijoada à portuguesa, frequentemente chamada simplesmente de “feijoada”, é um prato tradicional de Portugal e difere da feijoada brasileira.
Ela é preparada com feijões brancos ou vermelhos, e contém uma variedade de carnes, incluindo carnes de porco, como orelha, pé e rabo, além de vegetais e enchidos, como chouriço e morcela.
Em que país foi inventada a feijoada, Portugal ou Alemanha?
A feijoada foi inventada em Portugal. Embora a Alemanha tenha sua rica tradição culinária com pratos que incorporam feijão e carnes, a feijoada como a conhecemos tem suas raízes em Portugal.
A versão portuguesa foi posteriormente adaptada no Brasil durante o período colonial, resultando na feijoada brasileira, que usa feijão preto e uma variedade diferente de carnes. A influência portuguesa na culinária brasileira foi fundamental para a criação deste prato típico no Brasil.