Hambúrguer caseiro
A onda do hambúrguer caseiro atingiu quem gosta de provar comidas que são boas de verdade e claro, quem aprecia algo que supera qualquer padrão esperado.
Essa com certeza é uma daquelas comidas que ninguém aceita comer uma vez só. Como a parte mais importante desse hambúrguer caseiro é a sua carne, a receita já foi criada justamente pensando no seu sabor final e diferenciado.
Confie em nós, o sabor não muda apenas um pouquinho, mas muito mesmo! Todos os detalhes que colocamos na receita abaixo é justamente para te fazer conseguir preparar um hambúrguer caseiro que fique superior aos “concorrentes” feitos na rua.
Então, vamos a seguir ver como é possível ter uma das comidas mais saborosas sendo produzidas em casa. E lembrando, não deixe de usar a receita de cebola caramelizada para incrementar.
Como fazer um hambúrguer caseiro suculento?
- 500g fraldinha
- 200g de alcatra
- 140g de barriga de porco
- Queijo de sua preferência (cheddar, prato, gorgonzola....)
- Sal e pimenta à gosto
- Use sempre carnes de boa procedência! Lembre-se que bons ingredientes são 80% do resultado final do seu prato.
- Escolha os melhores cortes do boi para o seu hamburger. "Melhor" não quer dizer "mais caro"! Um blend bem feito é meio caminho para um bom burger. Recomendamos: acém, peito, pescoço, costela, fraldinha, patinho, coxão duro, alcatra, contrafilé.
- Utilize sempre uma quantidade mínima de 15% e máxima de 20% de gordura. Isto é, para cada 100g de carne, acrescente 15g a 20g de gordura. Isso garante o sabor e a suculência do hamburger. (Exemplos: 250g de peito + 250g de fraldinha + 75g de gordura do peito; ou 500g pernil de cordeiro + 100g de gordura da costela).
- O ideal é que você peça ao seu amigo açougueiro que moa as carnes para você. De preferência, seria bom ele cortar as peças em cubos pequenos e ir introduzindo de maneira intercalada os diversos tipos (um pouco da fraldinha, depois a um pouco da gordura e um pouco da alcatra), a fim de que a mistura ja fique homogênea desde a moagem. Você também pode moer suas carnes em casa ou utilizar um processador. Mas cuidado: use o processador com moderação. Se errar a mão e processar demais, você vai obter uma pasta de carne e não um hamburger.
- Preste atenção ao moldar seu hamburger. Pegue uma quantidade de carne que caiba na palma da sua mão. Isso dever resultar em um burger de 180g a 200g. Faça um bola e jogue de uma mão para outra repetidas vezes (isso serve para aderir a gordura à carne e também para retirar o excesso de ar da mistura). Depois, aperte a bola até fazer um disco de aproximadamente 10 cm. Aperte o meio do disco com uma colher, de modo afazer com que o centro fique mais fundo do que as laterais (isso serve para o hamburger não estufar e virar uma almôndega). Se quiser, pode deixar seus hamburgers já moldados descansarem na geladeira por 30min a 1h, sempre cobertos, para firmarem sua forma.
- Preaqueça sua frigideira ou bistequeira em fogo médio (ideal que seja de ferro ou de fundo grosso, para manter e distribuir melhor o calor). Coloque o hamburger na panela e fique atento ao próximo passo.
- Com o hamburger já na panela, coloque o sal e a pimenta do reino. Esperar por este momento é importantíssimo. Temperar antes sua preparação com sal vai fazer com que seu hamburger fique mais seco e duro, isto porque o sal interfere na quantidade de líquido que permeia a carne.
- Não bobeie com ponto da carne! Você não deve mexer no hamburger enquanto ele estiver no fogo. Só traga sua espátula pra perto dele na hora em que for virá-lo.
- Veja bem os tempos de cada ponto (a depender da altura do seu hamburger e da potência do seu fogo): mal passado – 1 a 2min de cada lado (jeito certo) ao ponto para mal – 2 a 3min de cada lado ao ponto – 3min de cada lado ao ponto para bem – 3 a 4min de cada lado bem passado – 4 a 5min de cada lado.
- Um pouco mais de sal. Depois de virar o hamburger, coloque mais sal do outro lado (se quiser, mais pimenta também…).
- Adicione queijo. Depois de temperar, coloque sobre o burger o queijo de sua preferência (cheddar, prato, gorgonzola…) e deixe que derreta. Se tiver um abafador (aquelas tampinhas e alumínio), use-o nesse instante.
- Retire-o do fogo e deixe-o descansar por cerca de 1min, para que os líquidos se rearranjem no seu interior e ele ganhe em suculência. É a conta para você organizar a montagem do seu sanduiche.
- Dica
- Use nossa cebola caramelizadas para dar mais sabor ao seu sanduíche.
Capriche na montagem do seu hambúrguer. Se os demais ingredientes não corresponderem à qualidade do seu burgão, o sabor acaba sendo um pouco mais inferior.