Iscas de carne de sol
Essa receita de iscas de carne de sol é uma tentação! Bem simples, fácil, rápida e prática, melhor que todas as coisas que poderia pensar em provar na sua vida. Vem comigo que vou te ensinar como preparar do jeitinho que os nordestinos fazem.
Como fazer iscas de carne de sol?
- 500g de carne de sol
- 3 dentes de alho amassados
- Pimenta-do-reino a gosto
- Suco de 1 limão
- 2 cebolas médias em rodelas
- 2 colheres (sopa) de manteiga de garrafa
- Sal (se necessário)
- Cheiro verde a gosto
- Óleo para fritar (se necessário)
- A primeira coisa é dessalgar um pouco a carne de sol. Pra isso, deixe ela de molho na água de um dia pro outro, trocando a água umas três vezes.
- Depois disso, corte a carne em iscas, assim ó, fininhas, pra ficarem mais gostosas e macias.
- Coloque as iscas numa tigela e tempere com alho, pimenta-do-reino, suco de limão e um pouco de sal, só se precisar, tá? Cuidado, porque a carne de sol já é salgada. Deixe marinar por uns 30 minutinhos.
- Enquanto isso, corte as cebolas em rodelas e reserve.
- Agora, numa frigideira grande, derreta a manteiga de garrafa, se precisar coloca um pouquinho de óleo. Quando estiver quente, adicione as iscas de carne de sol e deixe dourar de todos os lados.
- Quando a carne estiver bem douradinha, acrescente as cebolas e deixe elas murcharem e pegarem uma corzinha. Isso vai deixar um sabor bem gostoso.
- Pra terminar, polvilhe com cheiro verde, dá uma mexidinha e tá pronta a sua carne de sol.
Prontinho! Agora é só chamar a família pra mesa e se deliciar com essas iscas de carne de sol! Bom apetite!
Qual a diferença entre charque, carne de sol e jerked beef?
Charque, carne de sol e jerked beef são três tipos de carnes curadas, ou seja, passam por um processo de desidratação e salga. A diferença entre elas está basicamente no modo de preparo e na quantidade de sal usada.
A carne de sol, por exemplo, é curada na sombra, sob um vento constante e tem menos sal. O charque tem mais sal e é curado ao sol, além de passar por um processo de fermentação.
Enquanto isso, o jerked beef é semelhante ao charque, mas o corte é diferente e passa por um processo de defumação.
O que quer dizer jerked beef?
“Jerked beef” é um termo em inglês que basicamente se refere a uma carne bovina salgada, seca e defumada. O processo de fazer jerked beef remonta à época dos cowboys, onde a carne era preservada através da salga, secagem e defumação para ser consumida durante as longas jornadas.
É verdade que o charque é feito de carne de cavalo?
Não, minha querida, isso é um mito. O charque é feito de carne bovina, geralmente do traseiro do animal, como coxão duro e coxão mole. A ideia de que é feito de carne de cavalo é um engano.
Espero que tenha esclarecido suas dúvidas, viu? Qualquer coisa, é só perguntar.