Molho ferrugem
Um excelente acompanhamento para carnes! Hoje, vou te ensinar a como preparar receita de molho ferrugem bem simples e fácil que não desanda e é perfeito para quem não manja muito de cozinha. Esse prato está bombando na web e fará sucesso na tua cozinha!
Como fazer molho ferrugem?
- Tomates: uns 4 bem madurinhos, picados.
- Pimentão vermelho: 1 grande, picadinho.
- Cebola: 1 média, picadinha.
- Alho: 2 dentinhos, amassados.
- Camarões: umas 200g, limpinhos e descascados (se quiser, claro!).
- Azeite: um bom fiozinho.
- Sal e pimenta-do-reino: a gosto.
- Cheiro-verde: um punhadinho, picado.
- Água: só um pouquinho se precisar.
- Refogado base: Em uma panela, coloca o azeite e refoga a cebola e o alho. Deixa dourar bem, pra soltar aquele cheirinho que faz a gente se sentir mestre-cuca.
- Tomates e pimentão: Joga os tomates e o pimentão na panela. Refoga até eles murcharem e formarem um molhinho.
- Camarão: Se você escolher usar, é agora! Adiciona os camarões e deixa cozinhar até eles ficarem rosadinhos. Ah, e se o molho estiver muito seco, coloca um pouquinho de água.
- Finalizando: Tempera com sal, pimenta-do-reino e o cheiro-verde. Dá uma boa mexida, e pronto.
Prontinho, querida! Agora é só jogar esse molho por cima do peixe, do frango ou do que você quiser. Fica uma delícia e dá um up em qualquer prato.
Diferença entre molho madeira e molho ferrugem
Oi, querida! Olha, entre um bom bate-papo e uma panela no fogão, a gente acaba descobrindo um monte de coisas, né?
Vamos lá: o molho madeira é aquele mais sofisticadinho, sabe? Feito com vinho Madeira, tem um toque agridoce e vai super bem com carnes bovinas.
Enquanto isso, o molho ferrugem, apesar do nome estranho, é feito à base de tomate, pimentão, cebola e, em algumas versões, leva camarão. Bem diferente do madeira, né? Um é mais pro vinho e o outro pro lado apimentado.
Por que o molho ferrugem desanda?
Ah, amiga, esses molhos às vezes nos dão um trabalhão, viu? O molho ferrugem desanda por vários motivos. Às vezes, é o camarão que solta muita água e deixa o molho aguado.
Outras vezes, é porque a gente se empolga e mexe demais ou de menos. E ainda tem a temperatura: se esquentar demais, pode separar os ingredientes e virar uma bagunça só.
O que fazer para o molho ferrugem não desandar?
Dica de ouro pra não ter erro: quando for refogar os ingredientes, faz em fogo médio, com paciência, que é pra tudo se misturar bem bonitinho.
Se for usar camarão, tira bem a água dele antes. E olha, mexe de vez em quando, mas sem exagero! Outra coisinha: tempera bem, mas coloca os temperos aos pouquinhos, pra não pesar a mão. Assim, amiga, teu molho vai ficar no ponto e todo mundo vai pedir bis! Beijinhos e bom apetite!