Paçoca caseira
Nada de paçoca industrializada, hoje, te ensinaremos como preparar essa paçoca caseira muito gostosa e que rende 11 porções, ideal para você entrar no clima de São João, e até para fazer um arraial com comidas típicas aí, na sua casa!
Essa receita é muito simples e leva apenas 45 minutos para ficar pronta. Além de poder apreciá-la sozinha, você também pode utilizá-la para acompanhar sorvetes, açaí, bolos, brigadeiros, etc. Se quiser um toque mais saudável, você poderá substituir o açúcar refinado pelo açúcar demerara ou mascavo.
O toque saudável é uma excelente dica para valorizar a paçoca, que já é um doce com boas propriedades nutricionais. Sua principal base, amendoim, é rica em gorduras boas, cálcio, proteínas, fibras, ácido fólico e vitaminas do complexo B e E.
De origem indígena, sua receita original leva carne bovina e farinha de mandioca. Já a de amendoim, como conhecemos, tem raízes no interior do Brasil, trazendo à tona a cultura caipira. Agora que conhecemos um pouco mais sobre esse alimento, vamos à receita de paçoca caseira.
Com fazer paçoca caseira
- 2 xícaras (chá) de açúcar
- 500 g de amendoim sem pele torrado
- 1 colher (café) de sal
- 1/2 xícara (chá) de farinha de milho flocada amarela
- Leve todos os ingredientes num liquidificador e triture tudo até virar uma farinha fina.
- Transfira essa farinha para uma forma, espalhando uniformemente e apertando bem.
- Em seguida, leve à geladeira por meia hora.
- Finalizado esse tempo, corte a paçoca em quadradinhos e sirva.
Se tiver um processador em casa, melhor ainda, pois agiliza o processo de trituração!