Pamonha tradicional
Essa receita de pamonha tradicional é super simples e eu tenho certeza que você irá amar! Leva milho, leite, manteiga, açúcar e sal. A pamonha é um prato típico da culinária brasileira e é super popular, principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste. Confira o passo a passo!
Como fazer pamonha tradicional?
- 8 espigas de milho verde com palha
- 1 ½ xícara de açúcar
- ½ xícara de leite
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 pitada de sal
- Retire as palhas das espigas, reservando as maiores para embrulhar as pamonhas.
- Com uma faca afiada, retire os grãos de milho, reservando os sabugos e bata no liquidificador até que você obtenha um creme e reserve.
- Em uma panela, leve ao fogo médio o leite e a manteiga até derreter.
- Adicione o milho batido, o açúcar, o sal e mexa bem até engrossar levemente.
- Passe as palhas reservadas em água fervente por alguns minutos.
- Separe 2 palhas para cada pamonha e dobre as laterais e a ponta formando saquinhos.
- Preencha-os com o creme da pamonha e cubra com a outra palha, dobrando as laterais e a ponta.
- Amarre com um barbante culinário.
- Coloque as pamonhas em uma panela com água e cubra com os sabugos reservados.
- Cozinhe por 1 hora ou até que a palha fique amarelada.
- Sirva em seguida.
Se a sua pamonha ficou mole é porque ficou pouco tempo no fogo, e se ela ficou amarga é porque o milho foi pouco cozido!
Qual a pamonha mais comum?
No Brasil, a pamonha é um alimento bastante popular e é comumente consumida na versão doce, feita com leite condensado, ou salgada, sem recheio. No entanto, no México, os recheios mais comuns são diferentes e apresentam uma variedade de sabores únicos.
Por exemplo, uma opção popular é a pamonha recheada com carne de porco desfiada e salsa de chili verde. Outra opção comum é a pamonha de frango com mole, um molho delicioso feito à base de chocolate e pimenta.
Como foi feita a pamonha?
A pamonha é um alimento com raízes indígenas, que foi posteriormente alterado em outras variações tanto pelos portugueses quanto pelos africanos. Sua popularidade se estende por várias regiões do Brasil, mas não há um consenso definitivo sobre qual estado a criou e a considera como prato típico. Ao longo do tempo, a pamonha tem sido apreciada e adaptada de diferentes maneiras, resultando em uma variedade de estilos e preparações em todo o país.
Temos mais opções de pratos típicos
Aqui no Receitinhas temos diversas receitas de pratos típicos, como por exemplo, guariroba que é muito fácil de ser preparada, ela fica pronta rapidinho e é uma ótima opção para incrementar o almoço e a janta. Venha conferir!