Pão com fermentação natural
Pão com fermentação natural com receita fácil que vai te deixar de boca aberta! Vou te contar todos os segredos para deixar uma massa super fofa e bem gostosa. Vem comigo que tá tudo aqui embaixo. Sirva com uma manteiga caseira que é sucesso.
Como fazer pão com fermentação natural?
- 1 Kg de farinha de trigo
- 10 colheres sopa de açúcar
- 1 colher chá de sal
- 7 colheres sopa óleo
- 1 colher sopa margarina ou manteiga
- 600 ml de fermento reformado
- Reforma do fermento
- 5 colheres sopa de farinha de trigo
- 4 colheres sopa de açúcar
- 1 colher sopa de sal
- 500 ml de água
- Esponja
- 400 g. de farinha de trigo
- 600 ml do fermento reformado
- 5 colheres de açúcar
- 4 horas para desenvolvimento da esponja
- Depois de desenvolver a esponja
- 600 g. de farinha de trigo
- 1 colher sopa de leite em pó
- 7 colheres sopa de açúcar
- 1 colher chá de sal
- 7 colheres sopa de óleo
- 1 colher sopa de margarina ou manteiga
- Primeiro a gente vai reformar o fermento. Pegue um potinho e misture 5 colheres de sopa de farinha de trigo, 4 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de sopa de sal e despeje os 500 ml de água. Mexe bem até dissolver tudo.
- Deixa esse potinho num cantinho da cozinha, coberto com um paninho, por umas 8 a 12 horas. Vai ver que começa a criar bolhinhas. É o fermento acordando pra vida.
- Esponja
- Agora vamos para a esponja. Num recipiente grande, coloca os 400g de farinha de trigo, as 5 colheres de açúcar e os 600 ml do fermento reformado que já deve estar bolhando.
- Mistura tudo muito bem e cobre com um pano. Deixa essa esponja crescer por umas 4 horas. Vai ficar bem aerada e cheia de bolhas.
- Massa do pão
- Passadas as 4 horas, chegou a hora de adicionar o restante dos ingredientes: os 600g de farinha de trigo, 1 colher de sopa de leite em pó, 7 colheres de sopa de açúcar, 1 colher de chá de sal, as 7 colheres de sopa de óleo e a colher de sopa de margarina ou manteiga.
- Joga tudo no mesmo recipiente da esponja.
- Agora é hora de sovar, minha filha! Coloca a mão na massa e sova até ficar lisinha e desgrudando das mãos. Pode ser que precise de uma sovadinha de uns 10 a 15 minutos.
- Forma os pães no formato que você quiser e coloca eles numa forma enfarinhada.
- Deixa os pãezinhos descansando cobertos com um pano por mais umas 2 horas, pra crescerem mais um pouquinho.
- Aí, é só aquecer o forno a uns 180°C e assar por cerca de 30 a 40 minutos ou até ficarem douradinhos por cima.
Agora, é só esperar esfriar um cadim e chamar a família toda pra experimentar esse pãozinho caseiro que é um abraço quentinho no estômago! Bon appétit!
❤️ IMPOSSÍVEL NÃO VICIAR: pão caseiro com fermento em pó
Qual a vantagem do pão de fermentação natural?
Ai, querido, o pão de fermentação natural é uma beleza! Além de ter um sabor único, daqueles que lembram casa de vó, sabe?
Ele é mais saudável. Ajuda na digestão e tem um índice glicêmico mais baixo, então não dá aquela subida rápida no açúcar do sangue. É bom demais!
Como é feita a fermentação natural do pão?
Olha, fazer a fermentação natural dá um trabalhinho, mas vale a pena. A gente começa com um “levain”, que é uma misturinha de farinha com água que a gente deixa descansando pra capturar as leveduras do ar.
Tem que cuidar dele todo dia, alimentando com mais farinha e água, até ele ficar ativo e bolhando, pronto pra fazer o pão crescer naturalmente.
Qual a diferença entre o pão normal e o pão de fermentação natural?
O pão normal, que a gente compra no mercado, geralmente é feito com fermento industrializado, e o processo é mais rápido.
Já o pão de fermentação natural leva o tal do “levain”, e o processo é mais lento, permitindo que o sabor e a textura se desenvolvam melhor.
O resultado é um pão mais aromático e com uma casquinha mais crocante. Um verdadeiro mimo para o café da tarde!