Esse peixe ao molho para semana santa vai ser o melhor
Receita de peixe ao molho para semana santa simples, fácil e rápido que você pode preparar para receber a sua família em um dos momentos mais especiais do ano para os cristãos. Confira, abaixo, quais são os ingredientes e o modo de preparo: perfeito demais.
Como fazer peixe ao molho para semana santa?
- 4 filés de peixe branco (tilápia, bacalhau, robalo, etc.)
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva
- Suco de 1 limão
- 1 cebola média picada
- 2 dentes de alho picados
- 2 tomates maduros picados
- 1 pimentão verde picado
- 1 xícara de molho de tomate
- 1/2 xícara de água ou caldo de peixe
- Sal e pimenta-do-reino a gosto
- Ervas frescas a gosto (salsinha, coentro, cebolinha)
- Azeitonas verdes fatiadas (opcional)
- Tempere os filés de peixe com sal, pimenta-do-reino e suco de limão. Deixe marinar por cerca de 15 minutos.
- Em uma frigideira grande, aqueça o azeite e grelhe os filés de peixe até que estejam dourados de ambos os lados. Reserve.
- Na mesma frigideira, adicione mais azeite se necessário. Refogue a cebola e o alho até que estejam dourados.
- Acrescente os tomates e o pimentão, cozinhando até amaciarem.
- Adicione o molho de tomate e a água (ou caldo de peixe). Tempere com sal e pimenta a gosto. Deixe cozinhar em fogo baixo por cerca de 10 minutos, até o molho encorpar.
- Finalize adicionando as ervas frescas e as azeitonas.
- Montagem.
- Volte os filés de peixe para a frigideira, cobrindo-os com o molho. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo, permitindo que o peixe absorva os sabores do molho.
Quais são os peixes que não têm espinhos?
Peixes que não têm espinhos, ou possuem poucos e facilmente removíveis, são ideais para quem deseja evitar o incômodo de lidar com espinhas ao comer. Entre as opções mais populares estão o salmão e a truta, que, embora tenham espinhas, são conhecidos por terem espinhas grandes que podem ser facilmente retiradas após o cozimento.
O peixe-espada e o atum são outros exemplos; ambos têm uma estrutura de carne firme com poucas ou nenhumas espinhas centrais.
Para quem busca peixes totalmente sem espinhos, os filés de tilápia são uma excelente escolha, pois normalmente são vendidos já limpos e sem espinhas.
Outro peixe que entra nessa categoria é o bacalhau, especialmente quando vendido em postas ou filés, que são processados para remover as espinhas.
Essas opções oferecem a conveniência de desfrutar de pratos de peixe sem a preocupação de encontrar espinhas durante a refeição.
E então, mais alguma dúvida de como preparar peixe ao molho para semana santa?