Peixe grelhado com molho de limão
Peixe grelhado com molho de limão com receita fácil para testar na sua casa neste fim de semana. Bem, eu peguei essa receita do litoral de Santa Catarina e todo mundo ama, principalmente meus amigos do Nordeste e Norte. Fica demais da conta.
Como fazer peixe grelhado com molho de limão?
- 2 filés de peixe (pode ser tilápia, salmão ou outro de sua preferência);
- Sal e pimenta-do-reino a gosto;
- 2 colheres (sopa) de azeite ou óleo;
- 2 dentes de alho picadinhos;
- Suco de 2 limões;
- Raspa de 1 limão;
- 1 colher (sopa) de manteiga;
- Salsinha ou coentro picadinho para finalizar.
- Temperando o peixe: Tempere os filés de peixe com sal, pimenta-do-reino e um pouquinho do suco de limão. Deixe marinar por uns 15 minutos (não muito mais que isso por causa do limão).
- Grelhando o peixe: Em uma frigideira bem quente, coloque o azeite ou óleo. Quando estiver bem quente, coloque os filés e grelhe até que fiquem dourados dos dois lados. Reserve.
- Preparando o molho: Na mesma frigideira, adicione o alho e refogue rapidamente. Acrescente o restante do suco de limão, a manteiga e as raspas de limão. Mexa bem até formar um molhinho suculento.
- Finalizando: Despeje esse molho delicioso por cima dos filés grelhados e finalize com a salsinha ou coentro picadinho.
E aí está, querido leitor! Um peixe grelhado com um toque todo especial à moda da casa. Sirva com um arroz fresquinho ou uma salada verde e sinta o sabor do mar a cada garfada. Espero que se delicie e sinta todo o carinho dessa receita! Depois me conte como ficou!
🐟 PARA TENTAR AÍ: Peixe grelhado com molho
Pode deixar o peixe no limão de um dia para o outro?
Ah, querido leitor! É comum querermos marinar o peixe no limão para dar aquele sabor especial, né? Porém, deixar o peixe no limão de um dia para o outro pode não ser uma boa ideia.
O limão “cozinha” o peixe devido à sua acidez, e, se deixado por muito tempo, pode alterar a textura e sabor do peixe. Se for marinar, recomendo no máximo por 30 minutos a 1 hora.
Por que o peixe gruda na frigideira?
Ah, quantas vezes já não me frustrei com isso na cozinha! O peixe gruda na frigideira, muitas vezes, porque a panela não estava quente o suficiente ou porque não foi usada a quantidade adequada de óleo.
Uma dica de ouro: sempre aqueça bem a frigideira antes de adicionar o óleo, e só então coloque o peixe. Isso cria uma “selagem”, evitando que ele grude. E lembre-se, paciência! Mexa o peixe somente quando ele estiver douradinho na parte de baixo.
Espero que essas dicas ajudem, meu querido leitor! Cozinhar é uma arte, e, como toda arte, requer prática e amor. Boa sorte na sua cozinha! Depois me conte como ficou!
E antes de ir, indico que confira esse salmão grelhado com limão!