Pudim de doce de leite com queijo
Pudim de doce de leite com queijo com receita mais fácil do mundo para quem gosta de um prato agridoce para matar a vontade no café da tarde. Sirva com um bolo de milho e um café quente bem amargo, do jeitinho que nós gosta!
Como fazer pudim de doce de leite com queijo?
- 1 lata de doce de leite (aquelas grandonas, viu?);
- 4 ovos inteiros;
- 400ml de leite;
- 100g de queijo minas frescal ralado (use o ralo grosso);
- Açúcar para caramelizar a forma (uns 200g tá bom).
- Caramelizando a forma: Em uma panela, derreta o açúcar até virar um caramelo lindo e dourado. Com cuidado, espalhe pelo fundo e laterais de uma forma de pudim. E olha, faz rapidinho porque esse caramelo endurece num piscar.
- Preparando a mistura: No liquidificador, bata os ovos até ficarem homogêneos. Depois, adiciona o doce de leite e o leite e bata bem até ficar uma mistura lisinha.
- O queijo é a estrela: Despeje essa mistura na forma caramelizada e aí, com carinho, espalhe o queijo ralado por cima. Ele vai afundar um pouquinho, mas é assim mesmo.
- Hora de assar: Coloque a forma em uma assadeira maior com água (banho-maria, sabe?) e leve ao forno preaquecido a 180ºC por cerca de 50 minutos. Fica de olho, ele tem que estar firme, mas com aquele balanço típico de pudim.
- Desenformando: Depois de assado, deixa esfriar um pouco, passa uma facinha nas bordas e vira no prato que vai servir. Se der uma resistidinha, dá uma sacudidinha suave que ele solta.
- Geladeira: Leva à geladeira por, pelo menos, 3 horas. Mas se conseguir esperar até o dia seguinte, fica ainda melhor!.
E tá pronto, querido(a)! Agora é só servir e ver os olhinhos de todo mundo brilhando. Me conta depois como ficou! Beijinhos! 🍮💕
Como preparar pudim à moda antiga?
Oi, querido(a)! Ah, pudim à moda antiga, né? Como os que nossas avós faziam! Primeiramente, nada de misturar tudo no liquidificador.
Você vai bater os ingredientes à mão mesmo, com carinho! Use leite integral, fresquinho, e, de preferência, ovos caipiras. E o segredo? Assem em banho-maria no forno bem baixinho.
O açúcar pro caramelo tem que ser derretido lentamente, até ficar naquele ponto douradinho, mas sem queimar. Depois é só curtir aquele pudim lisinho e delicioso!
Ah, e também indico esse pudim com 3 ingredientes!
Como fazer pudim mineiro no fogão à lenha?
Oi, meu bem! Pudim mineiro no fogão à lenha tem sabor de infância, viu? Use leite de vaquinha, daqueles bem frescos. E, ao invés de açúcar refinado, use rapadura ralada!
Fica uma delícia. Prepare o caramelo com calma, derretendo a rapadura.
O cozimento? Ah, tem que ser no forno do fogão à lenha, bem lentamente. O calor constante e a madeira dão um gostinho todo especial.
Dicas para deixar o pudim aerado e furadinho
Oi, amor! Se você gosta daquele pudim furadinho, tenho umas dicas ótimas. Bata os ovos bem batidos até espumar. Não precisa ter medo, viu? Quanto mais, melhor!
Depois, adicione o leite condensado e continue batendo. E, antes de assar, peneire a mistura! Assar em banho-maria no forno é essencial.
Mas o truque é: depois de assado, levar à geladeira por umas horas. Aí, é só se deliciar com um pudim perfeitamente aerado!