tutu de feijão da Palmirinha
Receita de tutu de feijão da vovó Palmirinha que é zero críticas de tão bom e fácil! A grande chef do Brasil que hoje inspira muitos profissionais da gastronomia, inclusive a mim. Trouxe todos os segredinhos da grande! Vamos juntos aprender?
Como fazer tutu de feijão da vovó Palmirinha?
- 2 xícaras de feijão já cozido (pode ser aquele que sobrou do almoço)
- 200g de bacon em cubinhos
- 1 cebola picadinha
- 3 dentes de alho amassados
- Sal a gosto
- 1 xícara de farinha de mandioca
- Salsinha e cebolinha picadinhas
- Primeiro de tudo, vamos pegar o bacon e fritar numa panela até ficar bem douradinho. E olha, não precisa colocar óleo, viu? O bacon já solta uma gordurinha que é suficiente.
- Depois que o bacon estiver bem dourado, retire com uma escumadeira e reserve. Na mesma panela, aproveitando a gordura do bacon, você vai colocar a cebola e o alho pra dourar.
- Quando a cebola estiver transparente, é hora de colocar o feijão. Misture bem e deixe cozinhar um pouquinho. Depois, é só amassar os grãos com um garfo pra dar aquela textura de tutu.
- Agora, acrescente a farinha de mandioca e misture até formar uma pastinha. Se achar que tá muito seco, pode colocar um pouquinho de água, tá?.
Por último, adicione o bacon que você reservou, o sal, a salsinha e a cebolinha. E pronto! Seu tutu de feijão com bacon está prontinho para ser servido!
DECORE COM CAMARÃO A GOSTO OU CHEIRO VERDE PARA DEIXAR O PRATO AINDA MAIS LINDO!
Por que se chama tutu?
Ah, queridinho, sabe aquela história de “comer com os olhos”? Então, o tutu de feijão tem um nome que é um charme, né? Não se sabe ao certo, mas algumas pessoas dizem que o nome “tutu” vem do som que o feijão faz quando está cozinhando na panela de pressão. Faz sentido, né?
Qual é a lenda do tutu?
Ai, meu bem, tem uma lenda bem legal sobre o tutu. Dizem que antigamente, lá em Minas Gerais, tinha um feijão muito valente que vivia pulando da panela.
O coitado do cozinheiro tinha que correr atrás dele e quando pegava, dava uma “amassadinha” nele pra ficar quietinho. E foi assim que nasceu o tutu, com esse feijão amassadinho e bem temperado!
Qual a diferença de feijão tropeiro e tutu de feijão?
Olha, a diferença entre o feijão tropeiro e o tutu de feijão tá na textura, viu? O tutu é um feijão bem amassadinho e cremoso, como um caldo. Já o tropeiro é um feijão mais soltinho, misturado com farinha de mandioca, bacon e linguiça. Ambos são deliciosos, mas são bem diferentes, viu?