Vinhos para o Invernos: melhores para provar e esquentar o corpo
Estamos na estação onde as temperaturas despencam, e buscamos receitas e formas para aquecer nosso corpo, e os vinhos para inverno são uma pedida.
No entanto, para essa estação do ano, o ideal é contar com vinhos com sabores mais intensos e notas mais pronunciadas.
Os vinhos mais refrescantes devem ser guardados no armário, esperando o retorno de temperaturas mais altas, para que eles sejam melhor apreciados.
Por isso, conheça os melhores a seguir!
Cabernet Sauvignon
Um dos melhores vinhos para o inverno é o Cabernet Sauvignon, que são das uvas mais populares. Conta com um corpo intenso e uma acidez média.
Dentre as principais notas que compõem o arome, estão o cedro, frutas vermelhas e especiarias variadas.
Devido às baixas temperaturas, você consegue muito melhor os sabores do vinho e a intensidade.
Além disso, é uma excelente combinação para carnes vermelhas, como o filé mignon ao molho de mostarda.
Syrah
Já a uva Syrah, conta com sabores bem equilibrados e muito mais aromática, já que os aromas mais presentes são de frutas vermelhas e negras.
No entanto, tem uma acidez média que equilibra muito bem com sabores das notas de fundo, como a canela e o cravo.
Combina muito bem com pratos de carne suína e ossobuco. Dessa forma, você pode preparar um ossobuco com risoto, que será harmonização perfeita.
Os melhores vinhos dessa uva são da Argentina, da Austrália e da África do Sul.
Malbec
Já as uvas malbec são mais comuns na Argentina, e com isso, acabam sendo mais apreciados por todos com a chegada do inverno.
Os vinhos dessa uva possuem um corpo mais intenso, uma acidez mais presente, e aromas de frutas vermelhas e negras.
Dessa forma, ele é o melhor vinho para tomar enquanto está buscando um local para se aquecer como uma lareira ou um aquecedor.
Ele harmoniza com diversos tipos de pratos e ingredientes, como queijos azuis, como a gorgonzola, o provolone e o queijo suíço.
As carnes com mais gordura são boas combinações. Logo, você combinar com o vinho com a receita de pernil de cordeiro ao molho de laranja e vinho.
Vinho do Porto
Não podemos deixar de fora o vinho do Porto, que é produzido em Portugal, com uvas da região de Douro.
Ele conta com uma graduação alcoólica maior do que outros tipos de vinhos. Logo, ele é bem mais forte, sendo ideal para apreciar nos dias mais frios do inverno.
Sua harmonização é indicada com chocolate, frutas, castanhas e queijo azul. Dessa forma, é uma boa pedida para apreciar junto com um fondue de queijo.