Crème brûllée
Receita de crème brûllée que pode ser usado de várias formas, seja a tortas, ovo de páscoa ou, quem sabe, até mesmo um brigadeiro! Eu amo demais e sei que não tem como errar. Vem comigo que vou te ensinar o modo de preparo do mais tradicional possível.
Como fazer crème brûllée?
- 250ml de leite integral
- 250ml de creme de leite fresco
- ⅓ xícara (chá) de açúcar refinado
- 100g de gemas
- 1 fava de baunilha
- ⅓ xícara (chá) de açúcar cristal
- Ferva com a baunilha 220ml de leite, o creme de leite e metade do açúcar.
- à parte, bata as gemas com o restante do leite e açúcar.
- Adicione uma concha do leite fervido à mistura de gemas (desta forma as gemas não talham), misture bem e coloque a mistura na panela junto com o leite restante.
- Deixe cozinhar até engrossar, mexendo sempre.
- Coloque em forminhas e asse por aproximadamente 20min em banho-maria a 150 graus, sem cobrir. Tire do forno e leve para gelar após esfriar.
- Polvilhe o açúcar cristal nas forminhas e caramelize com um maçarico.
Receitas de crème brûllée
O que é o crème brûlée?
Crème brûlée é uma sobremesa elegante, que parece complicada, mas é bem simples de fazer.
É um creme delicioso feito com gemas, açúcar, creme de leite e baunilha, que é cozido no forno em banho-maria e, depois de frio, é polvilhado com açúcar e queimado com maçarico, formando uma casquinha crocante.
Qual é a origem do crème brûlée?
O crème brûlée é de origem francesa, minha filha, mas existem versões parecidas em outras culturas. Ele apareceu pela primeira vez em um livro de receitas no século XVII, na França, e desde então é um clássico da culinária francesa.
Qual a textura do crème brûlée?
A textura do crème brûlée é uma delícia só de pensar! Por baixo da casquinha crocante de açúcar queimado, o creme é bem cremoso, parecido com um pudim, mas um pouco mais leve. É uma combinação de texturas que é simplesmente irresistível!