Nhoque de banana da terra da Rita Lobo
Essa receita de nhoque de banana da terra da Rita Lobo é a coisa mais fácil do mundo! Sem contar o gosto, que é maravilhoso e ainda deixa um cheirinho irresistível na sua cozinha! Essa mulher só nos ensina coisas boas. 🤤
Como fazer nhoque de banana da terra da Rita Lobo?
- 3 bananas-da-terra
- ¾ de xícara (chá) de amido de milho
- ½ xícara (chá) de água
- ⅔ de xícara (chá) de queijo meia-cura ralado fino
- 4 colheres (sopa) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
- Lascas de queijo meia-cura a gosto para servir
- Castanha-de-caju picada a gosto para servir
- Para o Pesto de Agrião:
- 1 maço de agrião
- ⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju torrada sem sal
- 2 colheres (sopa) de caldo de limão
- ¾ de xícara (chá) de azeite
- ½ colher (chá) de sal
- 1 cubo de gelo
- Preaqueça o forno a 180 ºC (temperatura média).
- Asse as bananas.
- Coloque as bananas (com a casca) numa assadeira e asse por cerca de 20 minutos, ou até que a casca fique bem escura e o interior macio. Retire do forno e reserve.
- Prepare o purê de banana.
- Assim que as bananas amornarem, corte cada uma ao meio no sentido do comprimento e transfira a polpa para uma panela média. Bata com o mixer até formar um creme liso ou amasse bem com um garfo.
- Cozinhe a massa do nhoque.
- Numa tigela, misture o amido de milho com a água até dissolver. Junte ao creme de banana, tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Leve ao fogo médio, mexendo sempre, até formar uma massa que se solte do fundo da panela (cerca de 5 minutos).
- Adicione o queijo e misture bem.
- Deixe a massa esfriar.
- Transfira a massa de nhoque para uma travessa e deixe esfriar em temperatura ambiente por cerca de 20 minutos, até atingir o ponto de enrolar.
- Modele os nhoques.
- Retire uma porção da massa e aperte com as mãos para ficar mais maleável. Na bancada, modele um rolinho de cerca de 1 cm de diâmetro e corte a cada 2 cm na diagonal, formando os nhoques. Repita com toda a massa.
- Doure os nhoques.
- Aqueça uma frigideira grande antiaderente em fogo médio. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite e doure ⅓ dos nhoques por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para um prato e repita com o restante, regando a frigideira com azeite a cada leva.
- Sirva.
- Sirva os nhoques com o pesto de agrião, castanha-de-caju picada e lascas de queijo meia-cura.
- Para o Pesto de Agrião.
- Prepare o agrião.
- Destaque as folhas e os talos mais finos do agrião. Lave e seque bem.
- Bata o pesto.
- No liquidificador, coloque as folhas e os talos de agrião, as castanhas, o azeite, o caldo de limão e o gelo. Tempere com sal e bata até ficar liso. Raspe as laterais do copo, se necessário, para incorporar todos os ingredientes.
- Sirva.
- Transfira o pesto para uma molheira e reserve até a hora de servir com os nhoques.
😀 SIMPLES: Receita de nhoque fit
Qual vinho combina com nhoque de banana da terra?
-
Um vinho branco encorpado, como Chardonnay ou Viognier, combina bem com nhoque de banana da terra, especialmente se o prato for servido com um molho cremoso. Para molhos à base de tomate ou carne, um tinto leve, como Pinot Noir ou Merlot, é uma excelente escolha. Vinhos rosés também são versáteis e harmonizam bem com a doçura sutil da banana da terra.
Quais as melhores carnes para nhoque de banana da terra?
-
As melhores carnes para acompanhar nhoque de banana da terra incluem carne de sol, carne de porco desfiada, peito de frango grelhado, e maminha assada. Essas carnes complementam a textura macia e o sabor levemente adocicado do nhoque, criando um prato equilibrado e delicioso.
Qual tempero para nhoque de banana da terra?
-
Temperos ideais para nhoque de banana da terra incluem alho, cebola, pimenta-do-reino, noz-moscada, e ervas frescas como sálvia, tomilho e alecrim. Para um toque especial, adicione uma pitada de canela ou cravo, que realçam a doçura natural da banana da terra. A combinação de manteiga e sálvia é clássica e confere um sabor sofisticado ao prato.