Polenta mole
Receita de polenta mole que fica simplesmente perfeita para quem deseja comer com leite ou, quem sabe, com aquele queijo caseiro ralado por cima! Bem, as opções pro teu almoço é o que não falta, né? Vem comigo que te ajudo!
Como fazer polenta mole?
- 1 xícara de fubá
- 4 xícaras de água
- 1 colher (chá) de sal
- 2 colheres (sopa) de manteiga ou azeite (pro gosto ficar bom demais)
- Primeiro as coisas primeiras: Tira tudo que você vai precisar do armário e da geladeira, porque fazer polenta é que nem dançar forró, não pode parar de mexer.
- A água: Coloca 3 xícaras de água pra ferver numa panela grande. Ah, e já aproveita pra colocar o sal nessa água, tá?.
- O fubá: Agora, pega aquela xícara de fubá e mistura numa tigela com a xícara de água fria que sobrou. Mistura bem pra não ficar nenhuma pelota, porque ninguém merece polenta empelotada, né?.
- Misturando tudo: Quando a água estiver fervendo, diminui o fogo e vai acrescentando o fubá dissolvido na água fria. E ó, mexe sem parar, viu? Usa um fouet ou uma colher de pau mesmo.
- Fogo baixo, Mão na Massa: Deixa cozinhando em fogo baixinho e continua mexendo. Vai demorar uns 20-30 minutos, mais ou menos. Você vai ver que ela vai começar a engrossar e desgrudar do fundo da panela.
- Finalização: Quando você ver que tá no ponto, coloca a manteiga ou o azeite e mistura bem. Isso vai dar um sabor e uma cremosidade que só vendo.
- Prova e ajusta: Dá uma provadinha pra ver se o sal tá bom. Se precisar, é a hora de acertar.
Prontinho, agora é só servir! Polenta mole é boa com tudo: frango, carne, sozinha. E se sobrar, que é difícil, dá pra fazer frita no dia seguinte. Delícia, né?
❤️ Tu podes gostar: polenta cremosa
Como fazer para polenta não endurecer?
Olha, se você não quer que sua polenta vire uma pedra, o segredo tá na proporção de água, tá? E também no fogo baixo.
Não vá com muita sede ao pote jogando todo o fubá de uma vez. Tem que ir colocando aos pouquinhos e mexendo sem parar, pra não empelotar.
E depois de pronta, se for guardar pra comer mais tarde, joga um fiozinho de azeite ou de manteiga pra manter ela molinha.
Por que a polenta fica mole?
Sabe quando a polenta fica parecendo mais um mingau? Pois é, aí o problema é o contrário: muita água e pouco fubá. Se acontecer, não se desespere.
Continua mexendo em fogo baixo que ela engrossa. E se precisar, adiciona mais um pouquinho de fubá dissolvido em água fria, pra não empelotar.
Receitas de polenta
Olha só outras receitas de polenta pra tu testar!
Como saber se a polenta está no ponto certo?
Ah, minha filha, isso é questão de gosto, viu? Mas, de modo geral, uma boa polenta tem que ser cremosa. Pra saber se tá no ponto, é só dar uma olhadinha: se ela tá desgrudando do fundo da panela, pode apostar que tá quase lá.
Qual a base da polenta?
A base da polenta é o fubá, que nada mais é do que milho moído. Mas, ó, tem gente que faz com semolina ou farinha de milho também.
Depois é só cozinhar esse fubá com água e sal, e aí você pode dar seu toque pessoal. Tem gente que põe queijo, outros põem molho de carne, vai do que você gosta!
E aí, já tá pronta pra ser a rainha da polenta? É só seguir essas diquinhas que não tem erro!