Vamos te ensinar como fazer fricassé de frango para ficar MEGA cremoso e uma delícia
O fricassé de frango já é um clássico nos domingos em família. Mas você sabia que ele pode ficar ainda melhor?
Para isso a gente vai te contar um segredinho que vai fazer toda a diferença. Não vai perder, né?
O que é fricassé de frango?
O fricassé de frango é uma receita tipicamente francesa. Chique né? Historiadores acreditam que a receita tenha surgido no século XVI.
A palavra fricassé vem das palavras frire, que quer dizer “fritar”, e casser, que significa “em pedaços”.
Ou seja, a receita de fricassé original seria um tipo de carne frita em pequenos pedaços, mas, como estamos falando da França essa história não iria acabar aqui.
Depois de passar pelo processo de fritura ou refogado, a carne ganha um tipo de molho branco, ao estilo bechamel, outro clássico da culinária francesa.
Hoje em dia, fricassé pode ser considerado todo tipo de prato com carne bem picadinha ou desfiada acompanhada de molho branco.
Mas, aqui no Brasil…
A receita, é claro, ganhou tempero próprio.
Em terras tupiniquins, fricassé é sinônimo de frango desfiado com molho branco, a base de requeijão e creme de leite, com uma cobertura generosa de queijo muçarela e uma camada de batata palha.
Apesar da receita mais popular levar carne de frango, é possível fazer fricassé com diversos outros tipos de carne, como peixe e camarão, por exemplo.
O truque para um fricassé cremoso e suculento
O corte de frango utilizado para fazer a receita de fricassé é o peito. Por natureza, essa parte da carne costuma ser mais seca do que as demais.
Por isso é importante caprichar no molho do fricassé para que ele fique cremoso na medida.
E para tanto, nossa dica é a seguinte: ao invés de apenas forrar a travessa com requeijão, incorpore o molho branco com o frango desfiado.
Assim a carne absorve o molho e ganha cremosidade. Touche!
Como fazer fricassé de frango
A receita de fricassé de frango é bem fácil de fazer e a melhor parte: rende bastante, o que é ótimo para um almoço com toda a família.
Para não ter erro acompanhe a receita completa aqui.
Mas, só para adiantar e te deixar com água na boca: a receita pede requeijão, creme de leite e milho verde para fazer o molho branco e garantir textura e cremosidade para a receita.
Gostou da dica? Agora é só experimentar essa receita e se apaixonar ainda mais por esse prato que já virou ícone da nossa culinária.