As melhores aves para Natal: quais as opções, preços e receitas mais populares
Nessa época já começamos a pensar e organizar o cardápio das festas de final de ano, mas quais aves escolher para Natal?
Quais são as principais diferentes? E os valores, o que vale mais a pena? Por isso veja a seguir aqui no Receitinhas e tire suas dúvidas.
Como escolher as melhores aves para Natal?
A escolha das melhores aves para o Natal é sempre importante, visto que é o início do cardápio que será servido na ceia natalina.
Mas qual é a melhor escolha? Veja as principais diferenças a seguir!
Peru
O peru é uma ave clássica e muito presente nas ceias natalinas! Seu custo é um pouco mais elevado, se comparado com as outras aves.
No entanto, ele possui um tempo de preparo um pouco mais demorado do que as outras aves. Além disso, seu consumo não é comum ao longo do ano pelos brasileiros.
Seu sabor é um pouco mais forte do que as outras aves, um pouco mais robusto e mais pesado. Se sua família for grande, ela é uma boa pedida. Veja essas receitas:
Sua carne apesar de suculenta, ela é um pouco mais seca do que o Chester. Por isso, seu preparo deve ser feito no máximo à 180°C, por cerca de 3h a 4h para que a mantenha mais tenra.
A marinada é essencial para dar mais sabor ao seu Peru, onde você pode optar por um suco com acidez, como o maracujá, laranja ou o clássico limão.
Já em relação aos temperos, é possível usar salsa e cebolinha, alho e alecrim, para saborizar a carne.
Chester
Já o chester é uma ave um pouco mais suculenta, com mais maciez e o sabor é um pouco mais suave. Dessa forma, é uma das melhores aves para o Natal.
O tamanho é semelhante ao do Peru, mas o preparo é mais prático. Visto que apenas em 40 minutos ele já chega ao ponto certo.
A marinada também é indicada para essa ave com o preparo semelhante ao peru, e os melhores temperos para o chester são o tomilho, manjericão, louro, alho e cravo.
No entanto, na marinada utilize um pouco de manteiga ou azeite para dourar um pouco sua pele, e deixa-la ainda mais saborosa.
Frango assado
Por fim, chegamos ao famoso frango assado, conhecido por todos os brasileiros, presente não apenas na ceia natalina, mas ao longo do ano também está presente na mesa.
A carne é bem macia, suculenta e o preparo é rápido, semelhante ao Chester! Seu custo x benefício é o melhor, visto que tem um valor mais baixo no mercado.
A marinada também é bem-vinda nesse preparo, utilizando um suco um pouco mais ácido, acrescentando açafrão e uma manteiga para dar liga e fixar o tempero.
O forno pode ser mantido em 200°, por cerca de 1h, o ponto certo é uma carne macia e a pele bem douradinha por cima. Veja a melhor receita clicando aqui!