Receita de galinha caipira na panela de pressão: desmanchando
User Review
( votes)Se você cresceu em regiões afastadas das grandes metrópoles, com certeza está acostumado com comidinhas mais caipiras e que lembram bastante a casa da vovó, certo? E para matar a saudade dos bons tempos, a dica é investir nessa receita de galinha caipira na panela de pressão clássica e que arranca suspiros de todo mundo que experimenta.
Como fazer galinha caipira na panela de pressão?
- Em uma vasilha, coloque os pedaços da galinha caipira e tempere com urucum, sal e pimenta.
- Em uma panela de pressão, coloque o óleo, a cebola e o alho.
- Deixe dourar e adicione a galinha.
- Misture bem e assim que começar a ficar bem douradinho, cubra com água.
- Tampe e deixe cozinhar por quinze minutos em fogo alto assim que pegar pressão.
- Abra a panela, adicione o cheiro-verde e deixe cozinhar por mais alguns minutos.
- Para isso, você precisa ter em mãos uma galinha caipira limpa e cortada em pedaços. Se a ave for muito grande, você pode usar só metade e congelar o restante para outras receitas. Já os temperinhos ficam por sua conta, mas não precisa exagerar, ok? Essa carne tem um sabor marcante e muito gostoso por si só. O tempo de cozimento costuma variar bastante de acordo com a panela de pressão, então esteja bem atento. E para continuar matando a saudade dos tempos de criança, não deixe de conferir também essa carne de panela da vovó e esse feijão da vovó que são clássicos incrivelmente saborosos e fáceis de serem feitos.
Se quiser algo mais apimentado, use pimenta-de-cheiro ou pimenta-dedo-de-moça!
👏 O MELHOR SABOR: Galinha guisada na pressão
Por que o frango caipira fica duro?
O frango caipira pode ficar duro por várias razões. Uma delas é o fato de ser uma ave mais velha e com mais atividade física, o que resulta em uma carne mais firme e menos macia. Além disso, o método de preparo também pode influenciar na textura da carne.
Se o frango caipira for cozido em fogo muito alto e por muito tempo, sem a devida umidade, pode resultar em uma carne seca e dura.
Da mesma forma, se for assado sem os devidos cuidados, como cobrir com papel alumínio durante parte do tempo de cozimento para evitar ressecamento, também pode contribuir para a dureza da carne.
Portanto, é importante escolher cortes adequados, utilizar métodos de cocção adequados e prestar atenção ao tempo e temperatura de cozimento para garantir que o frango caipira fique suculento e macio.
Mais alguma dúvida de como preparar galinha caipira na panela de pressão?