Pipoca Doce Caramelada
User Review
( votes)Como fazer pipoca doce caramelada, daquela que comemos nas festas juninas e que dá água na boca só de pensar? Acompanhe esse artigo para aprender a receita que é igualzinha a do pipoqueiro, mas sem corante, muito mais saudável e simples de fazer!
De maneira geral, o preparo da pipoca caramelada é um pouco mais desafiador que o da pipoca salgada, uma vez que ela pode ser feita até no micro-ondas e sem utilizar óleo.
Já a pipoca doce requer alguns cuidados para não ficar amarga, não grudar na panela e, claro, não queimar. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você fazer pipoca caramelizada perfeita!
Preparo dos grãos
- Após colocar os grãos na panela, mexa-os até eles começarem a estourar. Com o recipiente tampado, chacoalhe-o para cima e para baixo com cuidado para que os grãos não fique estacionados ao fundo;
- Outra dica excelente é usar a manteiga ghee, que possui um sabor marcante e características oxidativas que impedem a pipoca de queimar, mesmo a temperaturas de até 250 ºC.
- Você não precisa esperar o estouro de todos os grãos, ok? Desligue um pouco antes, quando notar que o barulho de estouro ficar mais lento, algo entorno de 2 segundos.
Qual o milho usado para fazer a pipoca doce?
Opte por um milho de pipoca premium, que possui grãos selecionados e de maior qualidade.
O mais indicado hoje é o milho tipo mushroom, famoso pelo floco redondo, que garante maior superfície de contato para a calda doce aderir – seja de açúcar, seja de chocolate (pipoca com Nescau), – deixando-o crocante e saboroso!
Outra vantagem dessa pipoca é que há menos casquinhas que ficam entre a gengiva e o dente.
De origem norte-americana, mas produzido no Brasil (em Mato Grosso e em Goiás), o milho mushroom é selecionado, sem partes transgênicas. Você pode comprá-los via aplicativo ou nos supermercados da marca Yoki, com cobertura doce (tradicional, caramelo ou chocolate), ou salgada (sabor mostarda).
Posso deixar pipoca doce guardada por quantos dias?
Para manter a pipoca fresca e sequinha, guarde-a em um recipiente bem fechado. Assim, elas vão durar por até 5 dias.
Lembre-se que se ela ficar ao ar livre por por algumas horas que seja, ficará mole, úmida e murcha.
Dica para a pipoca murcha ficar crocante de novo
Se você se esqueceu de guardar a pipoca e ela ficou murcha, não precisa se desesperar! Para deixá-la saborosa e crocante de novo, é super simples! Basta aquecer o seu forno a 200 graus Celsius por 20 minutos. Em seguida, desligue o forno e coloque a pipoca (armazenada em um recipiente seguro, como uma fôrma) lá dentro.
Espere vinte minutinhos e pronto! Ela voltará a ficar crocante novamente.
Com todas essas dicas em mãos, agora vamos ao preparo da pipoca doce caramelada!
Ah, e se quiser ousar mais, não deixe de conferir nossa pipoca doce com leite ninho.
Como fazer pipoca doce caramelada
Pipoca doce caramelada – Imagem Revista Menu
- Junte todos os ingredientes e coloque dentro de uma panela grande ou do tipo pipoqueira.
- Deixe ferver em fogo alto/médio e depois reduza para fogo médio/ baixo.
- Aguarde os primeiros grãos estourarem e tampe a panela. Chacoalhe sem parar, se necessário com o auxílio de um pano para segurar as bordas.
- Mantenha o processo até o intervalo de estouros for maior do que 2 segundos.
- Desligue o fogo e transfira a pipoca para um recipiente.
Espere alguns minutos até a pipoca esfriar para não se queimar.