Moqueca baiana de peixe com camarão
User Review
( votes)Quer um jantar autenticamente brasileiro? Que tal uma moqueca baiana de peixe com camarão para receber seus convidados? Essa receita tipicamente brasileira tem várias versões, sendo as mais famosas a baiana e a capixaba.
Enquanto a segunda leva azeite de urucum e caldo de peixe reforçado, a moqueca baiana traz azeite de dendê e leite de coco, adaptações de origem africana que tem tudo a ver com a história da Bahia.
Contando brevemente a história da moqueca, a origem desse prato tão apreciado pelos brasileiros é indígena. Seu nome original era pokeka, que traz como significado um embrulho de peixe. Hoje, com mais utensílios disponíveis, podemos investir em preparos menos trabalhosos, e assim, se adaptou a moqueca como conhecemos hoje.
Para a receita, utilizaremos peixes mais firmes, como o cação, robalo, badejo, dourado, etc. Tal procedimento é importante para que não se desmanchem durante o preparo. Já o camarão será inserido no processo final, não exigindo tempero nem muito tempo de cozimento.
Vamos agora começar nossa receita de moqueca baiana de peixe com camarão
Como fazer moqueca baiana de peixe com camarão
Moqueca baiana de peixe com camarão – Imagem Tudo Gostoso
- Em uma travessa, posicione as postas de peixe.
- Adicione sal, coentro, alho e suco de limão.
- Fatie a cebola e tomate em rodelas.
- Corte o pimentão em fatias grossas, retirando as sementes.
- Forre a panela com pimentões, cebolas e tomates picados, adicionando um pouco de coentro. Essa base servirá para que a moqueca não grude na panela.
- Posicione as postas sobre os vegetais picados, regando leite de coco e dendê.
- Deixe marinar por 15 minutos.
- Em seguida, leve ao fogo e deixe cozinhar por 20 minutos com a panela tampada.
- Adicione os camarões crus e sem tempero e deixe cozinhar por 5 minutos..
Para uma receita com temperos bem distribuídos, utilize a famosa panela de barro.