Você sabe a diferença entre coar e filtrar o café? Mude o sabor da sua bebida para melhor
Existe diferença entre o coar e o filtrar o café? Apesar de parecer apenas uma forma de expressão, a diferença nos processos existe sim!
E sobre isso que vamos falar ao longo desse artigo, para que você entenda como isso pode influenciar no sabor do seu cafezinho.
Confira a seguir aqui no Receitinhas!
Entenda a diferença entre coar e filtrar café!
A diferença entre coar e filtrar café não está apenas nos termos utilizados, ele vai muito além. Os processos realizados são diferentes.
Por isso, vamos entender um pouco mais sobre as principais diferenças. Veja a seguir.
Como funciona o processo de coar o café?
O coador de café, foi inventado em 1908, pela alemã Mellita Bentiz, que foi a responsável pela criação do coador de papel.
Naquela época, já existiam outros métodos para a preparação do café, mas nenhum tão prático e que fosse tão relevante ao longo dos anos como o coador de café.
Ao coar o café, você consegue extrair uma bebida bem leve, pura e totalmente equilibrada em relação ao sabor e a sua acidez, e livre das impurezas (e pedaços dos grãos).
Isso porque o coador de papel consegue reter todo o pó, extraindo apenas o “néctar” do café. Por isso, o café é tão saboroso.
Dentre as principais vantagens do método de preparo do café estão:
- Praticidade: visto que não há necessidade de lavar o coador, é só usar e jogar fora;
- Sabor: mantém o sabor do café suave;
- Facilidade de uso: por ser muito prático, não requer instruções de uso.
E para deixar o seu café perfeito, veja algumas dicas para você que vai usar o coador de papel para o preparo:
- Utilize a moagem fina para o preparo do café;
- A medida ideal é 1 colher de sopa de pó de café para 100ml de água;
- Ao colocar o pó, coloque apenas um pouco de água e espere 30 segundos, e depois coloque o restante da água (você verá a diferença).
E o processo de filtrar o café, como funciona?
Já o processo de filtragem acontece de uma forma diferente, mesmo tendo a mesma finalidade, que obter um café saboroso a partir do pó do café.
No caso da filtragem, é utilizado filtros (de inox, normalmente), onde não existe a necessidade de usar o coador. Temos um artigo mega útil pra você:
Nesse caso, o café não fica tão límpido, pois pedacinhos do pó ainda pode passar pela filtragem.
No entanto, os óleos e notas do café são mantidas integralmente. Logo, o café fica mais encorpado, e consequentemente, mais saboroso.
Ademais, a moagem mais indicada é a média, onde os grãos são moídos, mas ainda ficam com pequenos pedaços. Esses “pedaços” que liberam mais sabor.
Dentre as vantagens de usar esse método, estão:
- Foco no sabor: o café fica com muito mais sabor;
- Coloração: ele fica muito mais denso;
- Durabilidade: diferente do coador de papel, o filtro não precisa ser jogado fora todo dia, você pode reaproveitar (mas manter uma rotina de trocas regulares).
E para que você aproveita ao máximo a diferença entre coar e filtrar o café, veja algumas dicas para deixar esse preparo ainda mais saboroso:
- Adicione a água com movimentos circulares: assim o café é feito de forma uniforme;
- Utilize água filtrada: não use água da torneira, pois o cloro altera o sabor do café;
- Não use detergente na limpeza do filtro: lave apenas com água, assim você não corre o risco de ter algum resquício de sabor diferente.