3 truques para lavar roupa de judô e ficar cheirosa demais
Lavar roupa de judô parece um processo simples, tão fácil quanto lavar qualquer outro tipo de peça.
Contudo, quem pratica o esporte sabe que não é bem assim. Os kimonos utilizados nos treinos e competições tendem a ficar com um odor bem desagradável.
E para tirá-lo não basta usar sabão e amaciante normal. Alguns outros produtos são necessários junto aos truques para deixar roupas brancas.
Em caso contrário, as peças podem apresentar manchas e um fedor que ninguém merece sentir!
Truque 1: pré-lavagem com vinagre branco
Lavar roupa de judô requer alguns cuidados adicionais. Por isso, nada de colocá-la na máquina e fazer uma lavagem normal, com sabão e amaciante.
Antes de colocar o kimono na máquina de lavar, faça uma pré-lavagem com vinagre branco. Esse produto comum nas casas brasileiras é um desodorizante natural.
Por isso, ele ajuda a eliminar odores e resíduos de suor presentes nas roupas. Para usá-lo, encha uma bacia com água e adicione uma xícara de vinagre branco.
Então, deixe o kimono de molho por algumas horas. Somente depois siga para a lavagem normal.
Truque 2: Adicione bicarbonato de sódio à lavagem
Outro truque que ajuda na hora de lavar sua roupa de judô e deixá-la cheirosa é adicionar bicarbonato de sódio à máquina de lavar, junto ao sabão.
O bicarbonato é um neutralizador de odores muito eficaz. Ele pode ajudar a eliminar cheiros indesejados que estejam no seu kimono. Meia xícara dele é suficiente para a lavagem.
Truque 3: Secagem ao sol
Para garantir que cheiro ruim saia do seu kimono, evite secá-lo na secadora. O calor dela pode fazer com que os odores fiquem impregnados nas fibras do tecido.
Em vez disso, opte por secar ao sol sempre que possível. Ele não apenas é útil para matar germes e bactérias, mas também deixa suas roupas com um aroma fresco e natural.
Por que as roupas de judô ficam com cheiro impregnado?
As roupas de judô frequentemente desenvolvem um cheiro ruim devido à combinação de suor, bactérias e resíduos acumulados durante os treinos.
Além disso, o tecido pesado e denso do kimono tende a reter a umidade. Isso torna a roupa um ambiente propício para o crescimento de bactérias que causam os odores ruins.
Portanto, é importante seguir uma rotina para lavar o kimono adequada, lavando sempre após o treino, e não deixando guarda úmida, por exemplo.
Dessa forma, você pode manter sua roupa de judô sempre limpa e cheirosa, mesmo após um treino pesado e cheio de suor.