Conheça de pertinho a brasileira que foi eleita a melhor chef da América Latina; você vai se apaixonar por ela
Você conhece Manu Bufarra? Se ainda não, será um prazer apresentá-la para você.
A brasileira Manu Bafarra é nada mais, nada menos do que a melhor chef latina americana eleita pela lista da Latin America’s 50 Best Restaurants.
Uma conquista notável, especialmente porque são poucas as mulheres a ocuparem essa posição, visto que a maior parte dos chefs de cozinha são homens.
Manu é paranaense, nascida em Maringá, mas é em Curitiba que ela apresenta seus dotes culinários.
Restaurante Manu: culinária nacional e foco nos vegetais
O restaurante da chef leva seu próprio nome, Restaurante Manu, e oferece aos clientes uma culinária inspirada em ingredientes típicos e regionais, como a farinha de mandioca.
Mas o menu vai além. A chef tem um flerte com a culinária vegetariana e deixa isso bem claro nos pratos, quando, por exemplo, mantem os vegetais como protagonistas ao invés das carnes, como é o de costume.
A postura da chef pelo visto agradou os jurados da Latin America’s 50 Best Restaurants.
“O prato principal final tem a forma surpreendente de cenoura com farinha de mandioca fermentada — um aceno para a crença de Buffara de que uma parte saborosa de uma refeição não precisa de um final com foco na carne. As bebidas combinadas são criativas e entregues com zelo: vinhos biodinâmicos seguem infusões de flores, misturas fermentadas e saquês fortes”, pontuaram.
Mais do que comida, uma filosofia
Manu agradeceu o reconhecimento postando em suas redes sociais que para ela a culinária não trata apenas de comida.
“Ser reconhecida não só pela minha comida mas pela minha filosofia é uma honra que tenho orgulho de compartilhar com minha família e toda a equipe do Manu. Este é apenas o começo para nós, e pretendemos usar essa plataforma e o poder das vozes femininas para elevar Curitiba no cenário mundial e mostrar em primeira mão como o envolvimento da comunidade em torno da alimentação pode levar a uma melhor qualidade de vida para todos”, disse a chef.
Do Brasil para o mundo
Antes de aterrissar definitivamente no Brasil para trabalhar, a chef já passou pela culinária dinamarquesa, ao assinar os pratos do Restaurante Noma, e da culinária americana, onde esteve a frente da cozinha Alinea, nos Estados Unidos.
Agora a chef dedica-se também a administrar o seu novo restaurante na terra do Tio Sam. O “Ella” em Nova York promete mostrar tudo o que a culinária brasileira tem a oferecer.
Dá até vontade de inspirar nessa história de sucesso e arriscar alguns pratos, não é mesmo?