A polêmica do pão com álcool: veja marcas e quais não escolher
Recentemente um teste apontou a existência de pão com álcool nas prateleiras de mercado de todo o Brasil. Isso alertou para os possíveis males do produto à saúde!
Os resultados são fruto de uma análise da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste). De acordo com eles, ao menos 5 marcas apontam a existência da substância.
O consumo delas possibilitaria até mesmo a alguém reprovar num exame de bafômetro após o consumo de apenas 2 fatias de pão de forma tradicional.
Existem marcas de pão com álcool?
Sim! A polêmica envolvendo a presença de álcool no pão é verdadeira. Por isso, gerou preocupação em inúmeros consumidores.
Conforme nutrólogos e outros especialistas, a presença de álcool é um resultado comum do processo de fermentação, que o gera como subproduto.
Embora a presença de álcool no pão seja natural e geralmente inofensiva, em alguns casos, os níveis podem ser mais altos do que o esperado.
E foi exatamente isso que originou a recente polêmica! As marcas denunciadas teriam excesso de álcool, o que resultaria da tentativa de aumentar o tempo de validade do produto.
Quais são os perigos de consumir pão com álcool?
A presença de um pouco de álcool em produtos alimentícios fermentados é natural. Contudo, quando em excesso, pode oferecer riscos à saúde.
Tais riscos têm natureza neurológica. Os grupos mais vulneráveis a eles incluem crianças, gestantes, lactantes e idosos.
Além disso, algumas marcas apresentaram teor de álcool 6 vezes maior do que o permitido em bebidas alcoólicas para fins de condução de automóveis.
Por isso, o consumo dos alimentos poderia até mesmo causar prejuízos no trânsito! Multas, pontuações e acidentes são alguns deles.
Quais são as marcas envolvidas na polêmica?
Diversas marcas foram analisadas no estudo e detectadas como fontes de álcool.
Caso utilizado o mesmo rigor e porcentagem aplicado para bebidas alcoólicas, seriam reprovadas as marcas Wickbold, Panco, Visconti e Bauducco.
Inclusive, essas mesmas marcas foram envolvidas em outra polêmica, das marcas que enganam consumidores nas quantidades de açúcar e sal da composição.
Por outro lado, tiveram aprovação as marcas Pullman e Plusvita. Nelas não foram encontrados teores de álcool acima do permitido, de forma que não oferecem perigo.
Como escolher um pão de boa qualidade?
Embora a presença de pequenas quantidades de álcool no pão não represente um grande risco à saúde, é importante que as empresas sigam rigorosos padrões de controle.
Especialmente quando se considera que inúmeros grupos de risco consomem o alimento todos os dias.
Neste caso, optar pelo pão de forma caseiro pode ser uma maneira de se proteger. Se isso não for possível, analise as embalagens dos produtos e as informações contidas.