Aprenda como partir galeto: rápido e prático demais
Comprar o frango inteiro pode ser uma opção mais barata para seu bolso. Neste caso, o melhor é partir o galeto para guardá-lo em peças separadas.
Isso não apenas auxilia na organização da sua cozinha, mas também do seu cardápio. Com esse cuidado, torna-se possível agilizar sua rotina do dia a dia na cozinha.
Ainda que possa parecer uma tarefa de outro mundo, é possível partir a ave em poucos passos. Depois, fica mais fácil fazer o galeto na airfryer ou da forma como você preferir.
Em quantas partes é possível partir o galeto?
Você pode repartir o frango em quantas partes quiser. Mas, ao total, ele é formado por 4 partes essenciais.
São elas: peito, coxa, sobrecoxa e asas. Por isso, ao cortar o frango, você poderá obter todas essas partes e prepará-las conjuntamente ou em receitas diferentes.
Como partir o galeto?
Primeiramente, coloque o galeto na tábua de cortar. Então, posicione-o com o peito para cima. Segure-o firmemente e corte as asas. Comece pelas articulações.
Logo depois, corte as coxas e pernas entre a perna e o peito. Dobre a perna para expor a articulação e corte ao redor dela.
Em seguida, separe a coxa da perna. Para isso, corte através da articulação que as une. Por fim, corte o peito, fazendo um corte ao longo do osso dele.
Mantenha a lâmina o mais próxima possível do osso para extrair toda a carne presente no peito. Por fim, caso queira, você pode dividi-lo em porções menores.
Qual é a parte mais suculenta do galeto?
A parte mais suculenta do frango corresponde ao filé de sassami. Dá-se esse nome à parte interna do peito, aquela mais próxima ao osso.
Com essa parte do galeto é possível preparar um delicioso filé de peito de frango ensopado. Outra opção saudável é o filezinho de sassami sem óleo.
Já para o happy hour ou para uma refeição do final de semana, o filezinho sassami empanado é a melhor alternativa. Crocante por fora e suculento por dentro!
Quais são as melhores receitas de galeto?
Existem diversas maneiras de preparar o frango, seja com ele inteiro ou em pedaços, após partir o galeto.
O galeto assado da Ana Maria Braga é uma opção saborosa e que leva poucos ingredientes. Além disso, é muito fácil de fazer. Basta temperar e colocar no forno.
Outra opção para quem gosta de frango feito no forno é o galeto assado com maçã. Diferente, ele é agridoce.
O galeto ao molho de tomate também merece um lugar na lista. Assim como as demais receitas, ele também é preparado no forno.