Como escolher pitaya: 3 melhores dicas
É muito comum ter dúvidas na hora de escolher a pitaya para comprar nos supermercados e feiras.
A fruta também é conhecida como a fruta do dragão, graças ao seu formato exótico e suas cores marcantes.
Mas, devido às suas asas e “couraça” protetora da polpa, que a escolha do fruto perfeito pode ser um pouco mais difícil para quem não a conhece.
1.Verifique o estado de conservação da casca
Para escolher a pitaya perfeita, para preparar um delicioso creme de pitaya, é importante observar como está a sua casca, como um todo.
Dessa forma, se a casca estiver com tons de verde ou totalmente verde, a fruta não está madura, ou seja, ela não está no ponto certo para consumir.
Mas, se estiver apresentando uma tonalidade amarelada ou avermelhada, significa que ela está madura, no ponto certo para consumir.
Contudo, se apresentar manchas ou pintas escuras, ela já passou para o ponto. Mas ainda pode ser aproveitada para o preparo de receitas de sucos.
2.Veja como estão as folhas do fruto (as asas)
Além de observar como está a casca, é importante avaliar como estão as folhas do fruto, também chamado de asas.
Se a fruta do dragão estiver com as asas coloridas, apesar de esteticamente ser bonita, ela ainda não estará no ponto para consumo.
No entanto, se a coloração das asas for próxima do marrom, significa que ela está madura e no ponto certo para ser consumida.
Adicionalmente, quanto mais murcha tiver suas asas, mas próximo de passar ela estará! Por isso, atenção à escolha.
3.Observe a polpa
Por fim, se quiser preparar um delicioso sorvete de pitaya, uma receita de vitamina ou de sobremesa, é importante verificar a polpa.
Todavia, é muito comum encontrar a pitaya cortada ao meio nas prateleiras, visto que é mais simples para avaliar a integridade da sua polpa.
Caso ela esteja madura, sua polpa estará firme e bem suculenta. Mas, se ela já tiver passado do ponto, a polpa estará amarronzada.
Quais são os principais cuidados no armazenamento da pitaya?
Agora que você já sabe como escolher a pitaya na feira e nos supermercados, saiba que o armazenamento requer alguns cuidados, como:
- Se a fruta ainda estiver com casca após o consumo, enrole o restante em plástico filme, coloque em um pote e leve à geladeira;
- Caso esteja sem a casca, retire toda a polpa e coloque em uma vasilha ou na própria forminha de gelo e leve ao congelador, para que ela não estrague.
Por fim, agora é só escolher como consumir a fruta, com a polpa mais saborosa e aproveitar!