Consigo fazer um pudim que não leva leite de que fica bem firme e durinho

fazer um pudim que não leva leite

Fazer um pudim que não leva leite é uma alternativa deliciosa e saudável para quem deseja evitar laticínios ou simplesmente experimentar algo novo.

Já que o pudim é uma sobremesa clássica e amada por muitos, você pode investir em outros tipos de preparos, saindo um pouco do clássico pudim de leite condensado.

Como fazer um pudim que não leva leite?

Uma excelente opção para quem deseja um pudim sem leite é a receita de pudim de tapioca. Esta receita é simples, saudável e perfeita para quem busca alternativas mais leves.

A tapioca, que é um ingrediente naturalmente sem glúten, confere uma textura única e cremosa ao pudim. Para o preparo, você vai precisar de:

  • Tapioca granulada (não é a hidratada);
  • Leite de coco (ou outro leite de origem vegetal);
  • Água;
  • Açúcar;
  • Essência de baunilha;
  • Coco ralado;

O primeiro passo é hidratar a tapioca na água morna, e deixe descansando por cerca de 10 a 15 minutos. Ela deve ficar macia. Em seguida, adicione o restante dos ingredientes em uma tigela, e misture bem até que tudo esteja bem misturado.

Leve para a panela em fogo médio, mexendo constantemente, até que a tapioca engrosse. Deixe esfriar em temperatura ambiente e leve à geladeira por 2 horas. Adicionalmente, caso não queira usar nada de leite, mesmo que vegetal, usa apenas água, respeitando as medidas.

O que dá a consistência do pudim?

A consistência do pudim é um fator de grande importância para o seu sucesso da sua receita. No caso do pudim de tapioca, a combinação de tapioca com água e o processo de cozimento são responsáveis por criar uma textura firme e cremosa.

No entanto, em outras receitas, o leite ou o creme de leite dão a consistência que conhecemos ao pudim. Em alguns casos, a gelatina sem sabor também pode ser usada. Já na receita de pudim de leite com ninho, a consistência é dada pelo próprio leite ninho.

Por que o pudim não fica firme?

Se o pudim não está ficando firme, pode ser devido a alguns fatores. Veja quais são eles a seguir.

Proporção de ingredientes

O equilíbrio entre a quantidade de líquido (neste caso, a água) e a tapioca é fundamental. Se a mistura tiver muito líquido, o pudim pode não firmar adequadamente.

Tempo de cozimento

Cozinhar a mistura por tempo insuficiente pode resultar em uma textura mole. É importante cozinhar até que a tapioca esteja bem hidratada e a mistura tenha engrossado.

Resfriamento

O pudim precisa ser resfriado adequadamente para que atinja a consistência ideal. Deixar na geladeira por tempo insuficiente pode afetar a firmeza.

Formada em tecnologia, apaixonada por escrita e pelo conhecimento. Dona de uma curiosidade nata e amante culinária. Especializada em redação SEO, atuo com criação de conteúdos para blogs e sites desde 2014.
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
Últimas do nosso Blog
Navegue pelas Categorias
Você vai adorar nossas receitas!
| Ler
Sair da versão mobile
Sair da versão mobile