Esse escondidinho tem um gostinho especial de Nordeste que você não vai resistir
Sabe aquele prato que você come e imediatamente lembra de algum lugar? Pois é justamente essa a sensação que você vai experimentar com a receita que trouxemos hoje.
Estamos falando do escondidinho de abóbora com carne de sol. Um típico prato nordestino para saborear com aquela pimentinha arretada.
Não vai perder as dicas, né?
Porque carne de sol?
Carne de sol, carne seca, charque…afinal, qual a diferença entre elas? Todas são conservadas no sal, a diferença está no método de produção.
Mas se você deseja um prato tipicamente nordestino, use carne de sol. A carne de sol é produzida artesanalmente no nordeste brasileiro.
Até pouco tempo atrás, a técnica utilizada consistia em fatiar e salgar a carne e expô-la ao sol, por isso o nome. Hoje em dia, no entanto, o método mudou um pouco.
A carne de sol agora é produzida em locais abertos e bem ventilados. Isso faz com que esse tipo de carne tenha uma consistência e textura mais úmida e macia.
Já a carne seca é a mais salgada de todas e seu método de produção é totalmente industrializado.
E o charque? O charque é outro tipo de carne conservada no sal. Contudo, esse tipo de carne é produzida com cortes de segunda, o que garante mais gordura e nervuras a carne.
O toque suave e adocicado da abóbora
Para combinar com o sabor forte e marcante da carne de sol, nada melhor do que a abóbora ou jerimum, como o ingrediente é conhecido no nordeste.
O sabor suave, levemente adocicado e a textura macia e aveludada da abóbora garante uma combinação perfeita de sabores ao escondidinho.
Como fazer escondidinho de abóbora com carne de sol
Fazer o escondidinho de abóbora com carne de sol é super simples e prático. Mas atenção: lembre-se que a carne precisa passar pelo processo de dessalga antes de ser utilizada.
Para isso, coloque-a de molho em pedaços de aproximadamente sete centímetros em uma bacia com água gelada pelo período de 24 horas, ou seja, o preparo deve começar no dia anterior.
Leve para a geladeira e troque essa água entre duas a três vezes. O tamanho do corte da carne é importante para garantir a textura da carne de sol.
Pedaços muito pequenos vão deixar a carne ressecada e fiapenta, enquanto pedaços muito grandes não permitem a dessalga ideal.
Prove um pequeno pedaço da carne de sol para ter certeza que o excesso de sal foi eliminado. Aqui, vale mais uma dica: não retire todo o sal da carne.
Ele é quem dá sabor a carne. Se você remover o sal em excesso, a carne perderá todo o sabor.
Depois é só seguir o passo a passo da receita e aproveitar para sentir o gostinho do nordeste mais perto de você.