Forma certa de descartar óleo de cozinha: salve sua casa e o mundo
Descartar de forma incorreta o óleo de cozinha pode causar sérios danos ao meio ambiente, entupindo sistemas de esgoto, poluindo rios e afetando o meio ambiente.
Dessa forma, é importante entender como o descarte deve ser feito corretamente, protegendo a saúde e a biodiversidade do nosso planeta.
O que fazer com o óleo de cozinha após o uso?
Após o uso, o óleo de cozinha deve ser colocado em um recipiente com tampa para evitar vazamentos, como uma garrafa pet ou um pote de vidro.
Contudo, troque o recipiente apenas quando ele estiver completamente frio, para evitar queimaduras ou derretimento da embalagem escolhida.
Se for possível, coloque uma etiqueta ou qualquer outro tipo de identificação para saber a origem daquele óleo.
Como descartar o óleo de cozinha corretamente?
A melhor forma de descartar corretamente o óleo de cozinha é enviando para locais de descarte ou coleta de óleo usado.
Em muitas regiões, esses postos estão disponíveis em:
- supermercados,
- lojas conveniadas,
- centros de reciclagem e tratamentos de resíduos.
Caso você não saiba onde fica o ponto mais próximo, busque referências na Prefeitura da sua cidade.
No entanto, o óleo só pode ser descartado em centros de reciclagem se estiver devidamente embalado, em potes ou garrafas vedadas, para evitar contaminações.
Posso descartar o óleo de cozinha diretamente na pia ou no vaso sanitário?
Infelizmente, apesar de ser uma prática inadequada, é muito comum em diversas residências.
Quando o descarte é feito na pia ou no vaso, todo aquele óleo é jogado nos canais de esgoto, e pode causar sérios danos ambientais.
Primeiramente, o óleo pode causar entupimento das tubulações, causando prejuízos na sua casa.
E no meio ambiente, ele polui canais, rios, mares e tudo que ele entra em contato, prejudicando toda a vida naquele ecossistema.
O óleo de cozinha pode ser reciclado?
Ao descartar o óleo de cozinha, ele pode (e deve) ser reciclado. Existem muitas formas de uso para ele, como virar biodiesel, tinta a óleo, sabão, massa, entre outros.
Muitas empresas estão criando programas de reciclagem de óleo, para que ele possa ser processado, e usado como combustível em suas operações.
Como reduzir o uso do óleo de cozinha?
Existem muitas alternativas mais sustentáveis disponíveis, para que assim você consiga reduzir o consumo desse tipo de óleo.
Uma das formas é trocar o óleo comum por azeite de oliva ou de óleo vegetal, como o óleo de coco, que é usado em inúmeras receitas.