3 dicas para limpar prata oxidada com produtos de casa de 1 alerta
Ao limpar prata oxidada você pode recuperar o brilho e a beleza de suas peças feitas nesse metal. Com o tempo, as jóias e itens domésticos de prata costumam escurecer.
Isso acontece especialmente em razão da ação da umidade. Ela faz com que o metal oxide e, por isso, passa a apresentar mudanças na sua coloração.
Porém, isso não é irreversível! Tem como limpar prata e retomar a cor original das peças com produtos caseiros, que você tem em casa.
1.Bicarbonato de sódio e água
Uma forma fácil de limpar prata oxidada é com o auxílio de bicarbonato de sódio, o protagonista das misturinhas e água.
Faça uma pasta misturando os dois ingredientes até obter uma consistência espessa, parecida com a de uma pasta.
Em seguida, aplique a mistura sobre a peça de prata. Esfregue-a de forma suave com um pano macio ou com uma escova de dentes de cerdas macias.
Para finalizar, basta fazer o enxágue e secar a peça. É importante que ela seja secada de forma completa para que não volte a oxidar logo.
2.Pasta de dente branca
Você também pode limpar prata oxidada com auxílio de pasta de dentes branca. Aplique-a em pequena quantidade sobre a peça.
Então, esfregue suavemente a área oxidada. Para isso, novamente utilize um pano macio ou uma escova de dentes de cerdas suaves.
Para terminar, enxágue bem a peça e, depois, seque-a completamente com auxílio de um pano macio ou de papel toalha.
3.Vinagre branco e bicarbonato de sódio
Essa dupla tem várias aplicações, inclusive é útil para limpar prata oxidada. Para usá-la, misture 1 colher de chá de bicarbonato de sódio com 1/2 xícara de vinagre branco.
Depois, deixe a peça de prata submersa nesta mistura por algumas horas. Quando o período de espera terminar, retire a peça da solução, passe-a pela água corrente e seque-a.
📌Alerta: cuidado ao limpar prata oxidada
Além de existirem truques caseiros para limpar prata oxidada, alguns cuidados também são imprescindíveis para sua segurança e da peça.
Ao limpar prata, evite usar métodos abrasivos ou produtos de limpeza muito agressivos. Eles podem danificar o metal ou remover camadas de revestimento.
Além disso, certifique-se de não imergir pedras preciosas ou pérolas na solução de limpeza, pois alguns produtos podem danificar esses materiais.
Antes de iniciar o processo de limpeza, é sempre aconselhável fazer um teste em uma pequena área discreta para garantir que o método escolhido não cause danos à sua peça.