Marca de leite famosinha no Brasil é pega pela ANVISA: veja qual é
Recentemente, houve uma marca de leite atuada pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que é muito famosa.
Ela foi suspensa a sua venda em todo o Brasil. Essa decisão foi motivada por um alerta de contaminação bacteriana que poderia afetar a segurança do produto.
Por isso, hoje você vai entender exatamente o que houve, e o que deve fazer se caso tiver adquirido algum produto do lote em questão.
Qual foi a marca de leite autuada pela ANVISA?
A marca de leite autuada pela ANVISA foi a Nutramigen LGG, fabricada pela Reckitt/Mead Johnson Nutrition nos Estados Unidos.
De acordo com a Isto É, a agência suspendeu a importação e distribuição desse produto após detectarem a possibilidade de contaminação pela bactéria Cronobacter sakazakii.
Ela pode ser extremamente perigosa, especialmente para bebês.
Por que a marca foi autuada?
A ANVISA tomou essa medida de segurança para proteger os consumidores, principalmente recém-nascidos e bebês com sistemas imunológicos comprometidos.
A bactéria Cronobacter sakazakii pode causar infecções graves em bebês, e embora as infecções em crianças maiores e adultos sejam raras, as autoridades não quiseram correr riscos com a saúde da população.
Quais são os lotes envolvidos?
A autuação envolveu vários lotes do produto Nutramigen LGG, que estão identificados pelos seguintes códigos:
- ZL3FHG
- ZL3FMH
- ZL3FPE
- ZL3FQD
- ZL3FRW
- ZL3FX
Esses lotes estão com os códigos de barras 300871239418 e 300871239456 e validade até janeiro de 2025.
Embora os lotes não tenham sido encontrados no mercado brasileiro, eles foram distribuídos para outros países como a Argentina e o Reino Unido, podendo estar em circulação nos mercados locais.
O que fazer se tiver comprado um dos lotes?
Essa foi uma das marcas que foram autuadas pela Anvisa por produtos contaminados. Por isso, é importante saber o que fazer nessas situações.
É fundamental que você siga as orientações de segurança da ANVISA e da marca fabricante:
- Verifique o número do lote e o código de barras no rótulo do produto.
- Se o produto se encaixar nos lotes mencionados, não use o leite e entre em contato com o fabricante ou com o ponto de venda onde o adquiriu.
Caso tenha consumido o produto e seu bebê apresente sintomas como febre, irritação ou outros sinais de infecção, procure atendimento médico imediatamente.