Marcas de azeite banidas! Será que elas estão na sua casa? Veja motivo
Recentemente, duas marcas de azeite foram banidas das prateleiras pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
A decisão foi tomada porque os produtos não eram seguros para consumo, e poderia ter a qualidade comprometida.
Se você tem essas marcas em casa, é melhor ficar atento. Além disso, vamos te ensinar como comprar marcas azeites de qualidade.
Quais são as marcas de azeite foram banidas pela ANVISA?
As duas marcas de azeite que foram banidas pela Anvisa são:
- Azeite de Oliva da marca Serrano Extravirgem
- Azeite de Oliva da marca Cordilheira Extravirgem
Embora a Anvisa não tenha relatado diretamente adulterações ou fraudes nos produtos, a falta de informações claras sobre a procedência levou à proibição de sua comercialização no país.
Por que as marcas de azeite foram banidas?
A proibição foi motivada pela ausência de registro das empresas responsáveis pela importação e distribuição desses azeites.
Sem essa documentação, não há como garantir que os produtos atendem aos padrões de segurança e qualidade exigidos no Brasil.
Vale lembrar que as apreensões e fiscalizações são realizadas pelos órgãos locais, como as vigilâncias sanitárias municipais e estaduais, além do Procon.
Como escolher azeites de qualidade?
Após essas notícias, os consumidores estão em busca de marcas de azeite de oliva de qualidade, e de boa procedência. Por isso, veja algumas dicas:
Verifique a procedência
A origem do azeite é um dos fatores mais importantes na hora da compra.
Dessa forma, prefira azeites que sejam produzidos e importados por empresas confiáveis, devidamente registrados nos órgãos responsáveis.
Prefira azeites extravirgens
O azeite extravirgem é o mais puro e saudável entre os tipos de azeite.
Ele passa por menos processos de refino e, por isso, mantém melhor suas propriedades nutricionais e sabor.
Na hora de comprar, verifique o nível de acidez, que deve ser inferior a 0,8%. O azeite extravirgem com acidez baixa é um indicativo de qualidade.
Fique de olho no rótulo
Um bom azeite tem rótulo claro e completo. Procure por informações como o tipo de azeite, data de validade, acidez e local de produção.
Os rótulos que omitem essas informações podem ser um indicativo de produtos de baixa qualidade ou até adulterados.
Como evitar comprar azeites adulterados?
Prefira comprar em supermercados grandes e lojas especializadas costumam ter um controle de qualidade mais rígido sobre os produtos que comercializam.
Além disso, preço baixo não é sinônimo de qualidade, principalmente quando falamos em azeites de qualidade, que têm um custo de produção mais alto.
Se o preço do azeite for muito baixo em comparação com a média do mercado, pode ser um indicativo de adulteração.
Por fim, prefira marcas que possuem selos de certificação de qualidade e procedência, garantem mais segurança ao consumidor.