3 marcas de frango proibidas pela Anvisa: fique por dentro
As marcas de frango proibidas pela Anvisa têm sua venda suspensa em razão da descoberta de contaminações.
Com isso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária pausa as vendas de certos produtos até que as marcas comprovem que eles estão aptos para o consumo.
Mas isso não acontece somente com o frango. Por exemplo, anteriormente, marcas de leite com formol também foram retiradas das prateleiras dos mercados.
Saber quais são essas marcas e as denúncias da Anvisa é importante para que você consuma apenas alimentos que não apresentem riscos à saúde.
1.D+ Alimentos
A ANVISA já proibiu a comercialização de algumas marcas de frango devido a problemas de contaminação.
Em 2018, foi proibido um lote do peito de frango cozido desfiado congelado da marca D+ Alimentos por presença da bactéria Listeria monocytogenes.
Ela pode causar doenças graves em humanos. A mesma bactéria já foi encontrada em outros produtos alimentícios, que também foram retirados das prateleiras.
2.Perdigão
Em 2019, diversos lotes de frango da marca Perdigão foram recolhidos voluntariamente pela BRF (Brasil Food), devido à contaminação por Salmonella enteritidis.
Este microrganismo causa diversos prejuízos à saúde humana. Por isso, a constatação de sua presença em alimentos requer a suspensão de venda deles.
3.Ave Nova
Recentemente, em 2024, a ANVISA proibiu a comercialização do fígado de frango congelado da marca Ave Nova. Isso se deu devido à presença da bactéria Escherichia coli.
O microrganismo se apresentava em níveis acima dos permitidos pelos órgãos de saúde. Portanto, exigiu a suspensão da venda dos produtos para proteção dos consumidores.
Como saber se uma marca foi proibida pela Anvisa?
Para isso, fique de olho nas publicações da Agência Nacional. Elas são veiculadas sempre que houver a suspensão da venda de algum tipo de produto, seja ele frango ou não.
Além disso, é importante ressaltar que geralmente as marcas não são proibidas para sempre, mas em relação a um ou mais lotes específicos.
Na hora de comprar o frango:
- Repare bem em sua aparência.
Ela deve ser rosada, sem manchas amarelas ou escuras.
Também fique de olho nas datas de embalagem e de vencimento. Repare se o invólucro está sem rasgos.
Como conservar o frango?
Após comprá-lo, deixe-o sempre refrigerado. Para facilitar sua vida, considere dividir o frango antes de congelá-lo.
Para usá-lo após congelado, tire-o do congelador na noite anterior ao uso. Assim, deixe-o descongelar vagarosamente, na geladeira, evitando contaminações e eventuais doenças.