4 óleos que NÃO fazem bem para saúde
A maioria dos óleos que vemos vendendo nos supermercados não fazem bem para a saúde. Você sabia disso?
Apesar do óleo comum não ser um ingrediente considerado saudável, ele é utilizado em diversos tipos de preparos, como no salgadinho de queijo frito.
Ele torna-se prejudicial para a saúde quando ele excede o limite do ponto de fumaça, degradando todos os nutrientes e liberando radicais livres.
Por isso, é importante conhecer quais são os piores tipos de óleos, e como escolher opções saudáveis no mercado.
Por que alguns tipos de óleos não fazem bem para a saúde?
Primeiramente, é necessário entender sobre o ponto de fumaça, que é um limite em que o óleo pode ser aquecido sem perder seus nutrientes.
No entanto, alguns tipos de óleos, como o azeite, contam com um ponto baixo de fumaça, tornando-o impróprio para frituras em geral.
Mas excelente para consumo frio, em uma salada de legumes, por exemplo.
Além disso, o desequilíbrio dos ácidos graxos (ômega-3 e ômega-6) aumentam o nível de inflamação corporal, sendo a causa raiz de diversas doenças.
Quais são os óleos que não fazem bem para a saúde?
Agora que você já sabe o motivo pelo qual alguns tipos de óleos fazem mal para a saúde, é importante saber quais são aqueles que não são recomendados para consumo.
Óleo de milho
O óleo de milho é um dos mais procurados nos supermercados. Ele conta com um alto ponto de fumaça, o que o torna próprio para frituras.
No entanto, ele perde no quesito equilíbrio de ácidos graxos, visto que na sua composição, ele conta com 29% de ômega-3 e 57% de ômega-6.
Óleo de soja
Já o óleo de soja, passa por um grande processo de refinamento, o que aumenta a oxidação do óleo.
Quando o nosso organismo absorve esse excesso de componentes oxidados, é possível desenvolver diversos problemas de saúde, como a Diabetes tipo 2.
Óleo de girassol
Por fim, o óleo de girassol também com um desequilíbrio de ácidos graxos em sua composição, já que ele possui uma grande concentração de ômega-6.
Mas, essa alta concentração resulta em uma inflamação no organismo, que pode causar doenças cardiovasculares, diabetes e até mesmo o câncer.
Além disso, ele conta com uma substância chamada de aldeído, formada no aquecimento desse óleo, que é tóxica ao organismo.
Quais são os melhores tipos de óleos para cozinhar?
Mas, não são todos os tipos de óleos que fazem para a saúde, existem alguns que trazem benefícios, quando consumidos corretamente.
Óleo de coco
O óleo de coco caseiro ou até mesmo na versão industrializada é um dos melhores tipos de óleo para cozinhar, já que suporta o calor do aquecimento.
Além disso, está associado em estudos recentes à redução dos níveis de colesterol e melhora do sistema digestivo.
Manteiga Ghee (Manteiga Clarificada)
Por fim, temos a manteiga ghee que é obtida a partir da própria manteiga, mas passa por um processo onde a lactose e a proteína do leite são retirados (quase que 100%).
Além disso, seu ponto de fumaça é mais alto do que diversos tipos de óleos, tornando-se uma excelente opção para fritar e/ou refogar alimentos.