Por que cuscuz paulista é a pior receita brasileira? REPENSE!
A receita do cuscuz paulista foi listada como a pior receita brasileira, de acordo com um dos guias culinários mais renomados do mundo.
Mas, será que é um prato tão ruim assim? Ou o seu aspecto diferente “assusta” quem não está acostumado com a culinária brasileira?
A verdade é que esse é um prato muito conhecido em diversas regiões do Brasil, e muito amado!
A pior receita brasileira é o cuscuz paulista
A eleição do cuscuz paulista como a pior receita brasileira não foi feita pelos brasileiros!
O responsável pela classificação foi o TasteAtlas, um dos mais renomados guias culinários do mundo, que ranqueou as comidas brasileiras.
A nota dada ao prato foi de 3,1! E ele empatou na nota com outro prato muito conhecido em algumas regiões, o arroz com pequi.
História do cuscuz paulista
De acordo com TasteAtlas, o prato foi desenvolvido no século XIX, sendo considerado um patrimônio do Estado de São Paulo.
Mas, ele também é muito popular em outros estados.
No entanto, mesmo que o cuscuz paulista tenha identificação com cultura brasileira, sua verdadeira origem vem da África, a partir do século XIII.
Como é o preparo do cuscuz paulista?
O cuscuz paulista é feito com farinha de milho cozida na água com caldo de legumes, sal e pimenta (se quiser).
Dentre os seus ingredientes, você vai precisar de milho, ervilha, cebola, tomate, sardinha (ou atum), cheiro-verde, ovos cozidos, pimentão.
Qual a diferença do cuscuz paulista e nordestino?
Primeiramente, a farinha usada nas receitas de cuscuz paulista e cuscuz nordestino é a mesma, a farinha de milho flocada.
No entanto, a forma de preparo e de consumo que as diferencia.
O cozimento da farinha de milho para o preparo do cuscuz paulista é na água com caldo de legumes.
No entanto, para preparar o cuscuz nordestino, o processo envolve hidratação no vapor com a cuscuzeira.
E para completar, o cuscuz paulista é considerado uma refeição completa, seja almoço ou jantar. No entanto, o nordestino é servido em lanches e no café da manhã, junto com um café coado.
Sugestão de receitas de cuscuz paulista
Agora que já sabe tudo sobre o cuscuz paulista, e entende como ele foi eleito como a pior receita brasileira, veja algumas sugestões para fazer em casa: