Receita do cuscuz dos paulistanos: ou você ama ou odeia, qual será?
A receita de cuscuz dos paulistas é polêmica: enquanto alguns amam, outros a odeiam. Porém, para decidir seu time é necessário experimentá-la, certo?
Para tanto, existem várias receitas de cuscuz paulista à disposição. Elas se diferenciam do preparo nordestino tanto nos ingredientes quanto no preparo e sabor final.
Enquanto existem aqueles que amam ambas, outros não gostam de nenhuma e, ainda, há o time que cria disputa entre elas.
O que importa é que se trata de um prato típico de São Paulo, que sempre está na boca do povo e que pode ser preparado na sua casa, em qualquer lugar do Brasil.
Como fazer cuscuz dos paulistanos?
Para isso você precisará de farinha de milho, água, sal e óleo. Além disso, precisará dos adicionais, que podem ser carnes, legumes e outras delícias.
Uma receita legal para fazer o preparo em casa é o cuscuz paulista de legumes, perfeito para vegetarianos. O cuscuz paulista sem sardinha também é uma boa pedida.
Já quem faz questão de uma proteína animal na receita pode contar com o cuscuz paulista tradicional.
Quais são os ingredientes típicos da receita de cuscuz dos paulistanos?
A princípio, o preparo do cuscuz paulista utiliza ingredientes comuns, como farinha de milho, água, sal e óleo.
Além disso, ele conta com ingredientes adicionais. Aliás, aqui é que entram as características principais desta receita e, também, as polêmicas que ela gera.
Ela adiciona ao preparo com farinha de milho alimentos como sardinhas, ovos cozidos, além de legumes e queijos. Ou seja, é possível personalizar a receita!
Por isso, trata-se de uma receita versátil. Ainda, é claro, trata-se de uma refeição completa, pois conta com carboidratos, proteínas e muitos nutrientes importantes para a saúde.
Qual é a diferença entre o cuscuz paulistano e o nordestino?
Embora ambos compartilhem o mesmo nome, o cuscuz paulistano e o cuscuz nordestino têm diferenças significativas em termos de ingredientes, preparo e sabor:
O cuscuz nordestino tradicional é feito com flocos de milho pré-cozidos, hidratados com água e sal e depois cozidos no vapor, em uma cuscuzeira, recipiente especial.
Já a receita do cuscuz dos paulistas é feito com farinha de milho, que é hidratada com água e temperada com sal e óleo ou azeite, em uma panela comum.
Ainda, o cuscuz nordestino tem uma textura mais firme, enquanto o paulistano tende a ser mais macio. Por fim, é claro, o de São Paulo conta com adicionais (peixe, ovos etc.).