Pamonha com requeijão
User Review
( votes)Uma receita tipicamente brasileira e que agrada paladares de norte a sul, a pamonha é aquele tipo de alimento que pode ser feito na sua forma doce, salgada ou uma boa misturinha dos dois. E é nesse meio termo que essa deliciosa pamonha com requeijão entra em cena!
Como fazer pamonha com requeijão?
- 1. Corte a ponta das espigas de milho, retire a palha com cuidado e retire os fiapos do milho.
- 2. Coloque as palhas para cozinhar em água fervente por três minutos.
- 3. Espere esfriar, escorra e reserve.
- 4. Retire os grãos da espiga e coloque no liquidificador.
- 5. Vá acrescentando a água aos poucos e bata até dar o ponto.
- 6. Transfira essa mistura para uma tigela, junte o açúcar e misture bem.
- 7. Dobre a ponta da palha que não foi cortada para que forme um envelope.
- 8. Certifique-se que está bem fechada para que não vaze.
- 9. Coloque o conteúdo com cuidado até a metade, acrescente um pouco de requeijão e complemente com mais milho.
- 10. Use uma outra palha para fechar e, assim, fazer o formato da pamonha.
- 11. Amarre com um barbante e leve para cozinhar por quarenta minutos ou até ficarem bem firmes.
Amarre com o barbante de forma que fiquei bem firme, mas não muito apertado para evitar que vaze.
Muito mais fácil de fazer do que você imagina, ela leva poucos ingredientes e é perfeita para saborear naquela reunião especial com a família e os amigos. O segredo do preparo perfeito está, é claro, no embalo da pamonha, que deve ser feito com um cuidado extra. Para isso, você precisar usar duas palhas e dobrá-las de forma que tudo fiquei bem fechadinho.
Já o requeijão usado precisa ser aqueles mais firmes, sabe? Nada de opções muito líquidas, pois ele é colocado na pamonha antes de ela ser cozida. Então, se você quer aprender a fazer essa maravilha sem ter muito trabalho, não deixe de conferir os ingredientes necessários e o passo a passo certinho de como fazer uma deliciosa pamonha com requeijão!
Como deixar a pamonha cremosa?
Ah, a pamonha! Quem resiste a essa delícia? Para deixá-la bem cremosinha, a dica é usar um pouco de leite. Quando for ralar o milho, adicione um pouquinho de leite na massa.
Outro segredo é não deixar a pamonha cozinhar demais. Depois que a água da panela ferver, deixe a pamonha cozinhar por uns 40 minutinhos. Assim ela fica no ponto certinho!
Como escolher milho para pamonha?
Escolher o milho certo para a pamonha faz toda a diferença, minha filha! O milho tem que estar bem maduro, mas não duro. Olha só, se você apertar o grão e o caldo sair leitoso, aí está o milho ideal para nossa pamonha.
Outra coisa, os grãos precisam estar bem firmes na espiga e a palha bonita e verde, porque também vamos usar ela para embrulhar a pamonha. Agora é só por a mão na massa!