Aprenda a consumir os tipos de azeites da forma certa e cuide DE VERDADE da sua saúde
Existem diversos tipos de azeites presentes na cozinha brasileira, principalmente devido à diversidade de receitas e miscigenação de povos.
No entanto, você sabe usar cada um dos tipos, e suas aplicações no dia-a-dia? Não!
Fique tranquilo, que vamos te contar tudo a seguir! Por isso, veja a seguir aqui no Receitinhas!
Quais são as principais diferenças entre os tipos de azeites?
O azeite é um tipo de óleo oriundo das azeitonas, que tem é rico em vitaminas (principalmente no complexo E) e essencial para o preparo de inúmeros pratos.
No entanto, existe um tipo de azeite para cada tipo de preparo! E essas diferenças estão presentes em algumas características, como:
- Sabor;
- Perfume;
- Textura;
- Coloração.
E cada um dos tipos, bem como suas características marcantes, são mandatórios para o sucesso de um determinado preparo.
Quais são os principais tipos de azeites?
Agora que você entendeu quais são as principais diferenças entre os tipos de azeites, conheça um pouco mais sobre quais são eles.
Azeite refinado
É o mais fácil de ser encontrado em supermercados no Brasil. A sua fabricação possui duas etapas, após o preparo do óleo,, a prensagem e o refinamento.
No entanto, algumas vitaminas são perdidas ao longo do preparo (em decorrência do método utilizado), a coloração e aroma são mais singelos.
Além disso, possui uma acidez maior do que outros tipos. O valor para compra é mais acessível e possui grande variedade de marcas.
Azeite virgem
Neste tipo de azeite, ele possui maior pureza no seu preparo. As etapas de fabricação consistem na extração do óleo do azeite, por meio de processos mecânicos.
Dessa forma, as propriedades nutricionais são preservadas, bem como as principais características relacionadas ao sabor e aroma.
Em relação à acidez, ela é um pouco menor, com uma variação entre 0,8% e 1,5%, sendo mais indicado para pratos quentes e preparação de refogados.
Além disso, ele não sofre alterações relevantes quando aquecido! Por isso, é considerado a melhor escolha de custo x benefício para cozinhar, de forma geral.
Azeite extravirgem
É o azeite com maior nobreza, e também o mais valorizado para a culinária tradicional, seu processo de fabricação possui mais etapas e com um maior nível de cuidado.
As azeitonas são selecionadas, de forma que seja possível preservar todas as suas características, com uma extração realizada a frio.
Sua acidez não ultrapassa 0,8%! Dessa forma, seu consumo pode ser in natura, em pratos quentes ou frios, sendo o mais recomendado para o uso em saladas e outros preparos crus.
No entanto, já para a fritura, ele não é recomendado, visto que ele perde parte das suas propriedades.
Azeite aromatizado
Também faz parte da família dos azeites tradicionais! O azeite aromatizado pode ser caseiro ou industrializado.
É uma forma gourmet de apresentar o azeite, algumas marcas já produzem azeite aromatizado, seguindo as variações que falamos anteriormente.
Ou você pode produzir na sua própria casa, escolhendo os ingredientes naturais para saborizar seu azeite preferido, e conforme o preparo que será utilizado.
Outros tipos de azeites
Por fim, além dos azeites tradicionais e mais conhecidos que falamos anteriormente, existem outros tipos de azeites, que são menos conhecidos, como:
- Azeite composto;
- Azeite especial;
- Azeite orgânico.