feijão tropeiro com carne seca
User Review
( votes)Essa receita de feijão tropeiro com carne seca é uma tentação! Eu me lambuzo por completo só de pensar neste prato mineiro tão gostoso e típico. Leva poucos ingredientes e o melhor de tudo é que fica pronto em poucos minutos. Vem comigo que vou te ensinar.
Como fazer feijão tropeiro com carne seca?
- Comece deixando a carne seca de molho na véspera, trocando a água algumas vezes pra tirar o sal.
- No dia seguinte, cozinhe o feijão até ele ficar macio, mas sem desmanchar. Escorra a água e reserve.
- Cozinhe a carne seca até ela ficar bem macia, depois desfie e reserve.
- Numa panela grande, frite o bacon e a linguiça calabresa picadinhos até ficarem douradinhos. Reserve num prato.
- Na mesma panela, usando a gordura do bacon e da linguiça, frite os ovos e quebre eles com a colher pra ficar em pedacinhos. Reserve no prato.
- Ainda na mesma panela, refogue a cebola e o alho até ficarem douradinhos. Depois acrescente a carne seca desfiada, o feijão e a farinha de mandioca. Mexa bem pra misturar tudo.
- Volte o bacon, a linguiça e os ovos pra panela e misture mais um pouco.
Por último, acrescente a couve, a salsinha e a cebolinha, dê uma última mexida e acerte o sal.
Como conservar o feijão tropeiro?
Depois de fazer esse prato maravilhoso, a gente precisa guardar direitinho pra continuar gostoso. A melhor forma de conservar o feijão tropeiro mineiro é colocar na geladeira. Assim que esfriar, guarde num pote fechadinho.
Na geladeira, ele vai ficar bom por uns 3 dias. Não deixe de fora da geladeira por muito tempo pra não azedar, viu?
Pode congelar feijão tropeiro pronto?
Ah, pode sim! O feijão tropeiro congela muito bem e é uma mão na roda pra quando a gente não tem tempo de cozinhar. Pra congelar, deixe o feijão esfriar, coloque em potes com tampa ou saquinhos próprios para congelar, e leve ao congelador.
Quando quiser comer, é só descongelar na geladeira de um dia pro outro e esquentar no fogão ou no micro-ondas. No congelador, o feijão tropeiro pode durar até 3 meses.
Só lembre de etiquetar com a data pra não perder o prazo. E assim a gente garante um gostinho de feito na hora sempre que a fome apertar!