5 marcas que já foram multadas por falta de higiene, mas estão na sua casa!
Existem muitas marcas que foram multadas por falta de higiene, mas que ainda estão presentes na nossa casa.
Você sabe quais são as marcas, e os riscos que elas podem voltar a oferecer para a sua saúde.
Entenda mais isso a seguir aqui no Receitinhas!
Conheça as marcas multadas por falta de higiene
A alimentação é a base para uma boa saúde. No entanto, nem sempre os produtos que são comercializados no mercado são benéficos.
Isso porque, apesar das leis vigentes, nem todas as marcas tomam os devidos cuidados com a produção dos seus alimentos.
Por isso, trouxemos algumas marcas para que você conheça seu histórico.
Essa é a marca de café preferida entre os ricos: só tem em casa de famosos!
Fugini
Em 2023, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) suspendeu toda a operação da marca Fugini, localizada em São Paulo.
A operação comercializava molhos de tomate, maionese, mostarda, ketchup, batata palha e também conserva de vegetais.
A medida foi tomada em decorrência de uma inspeção sanitária onde muitas falhas foram identificadas, todas relacionadas à falta de higiene e ausência de controle de qualidade em sua produção.
Por isso, não apenas os produtos foram retirados das prateleiras, como a marca foi impedida de seguir com a produção, até que a produção siga as normas de qualidade.
Häagen-Dasz
Em 2022, a marca de sorvete Häagen-Dasz foi notificada pela ANVISA para recolher alguns lotes do produto do mercado.
Foram detectados a presença de uma substância conhecida como 2-cloroetanol (2-CE), que é tóxico para a saúde e pode alterar material genético.
Essa substância possivelmente foi associada ao óxido de etileno, que é utilizado na produção da baunilha, para dar um aroma natural.
Mas, nesse caso, a contaminação foi em decorrência do reaproveitamento de solvente à base de álcool e água na extração da baunilha.
Kinder ovo
Em 2022, a empresa Ferrero do Brasil foi notificada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública a informar detalhes sobre os protocolos de segurança na fabricação do chocolate Kinder Ovos.
Essa notificação ocorreu devido a um recall que ocorreu no Reino Unido e nos Estados Unidos após a comprovação de contaminação por Salmonella.
Todavia, é importante salientar que a Salmonella se prolifera em ambientes que não possuem uma higiene adequada e pode causar malefícios para a saúde.
5 marcas que foram arrancadas do mercado em 2023: nojentas!
Frango congelado Perdigão
Em 2019, a empresa BRF responsável pela Perdigão retirou das prateleiras mais de 164 toneladas de carne de frango in natura do mercado.
Isso porque havia o risco de contaminação pela bactéria Salmonella.
Além disso, mais de 300 toneladas de cortes de frango que foram para exportação foram recolhidos.
De acordo com a empresa, apenas parte dos lotes recolhidos testaram positivo para Salmonella.
Ketchup Heinz
Em 2012, a marca Heinz foi autuada pela Proteste devido à presença de pelos de ratos em uma amostra analisada do ketchup.
No teste, ficou comprovado que houve uma falha grave dos protocolos de higiene e segurança, bem como os cuidados na fabricação e também no acondicionamento.
A marca, desde então, reforçou os protocolos de segurança para garantir que toda a produção seja feita dentro das normas.