Como fazer fermento natural rápido + dicas especiais
Ao fazer seu fermento natural é possível economizar com o ingrediente e, também, contar com um produto natural que você mesmo originou.
Com ele é possível fazer pão caseiro fácil, bem como uma série de outras receitas que necessitam fermentar para crescer, render e ganhar sabor.
O processo de fabricação do seu próprio fermento, aliás, é descomplicado. Basta seguir alguns passos simples e contar com um pouco de paciência.
Dia 1 – Preparo da base do fermento natural
Para começar o processo de fazer seu fermento natural, comece fazendo uma bolinha a partir da mistura com água e farinha de trigo integral.
Trata-se do preparo e cultivo do Levain, uma cultura de bactérias benéficas à saúde e de leveduras que fazem as massas crescerem.
Quando ela estiver com uma consistência que dê para modelar, enrole-a e, em seguida, coloque-a em um recipiente de vidro, com tampa e água limpa.
Guarde-o fora da geladeira por 24 horas. Durante este período, a natureza começará seu trabalho de proliferação de bactérias benéficas à saúde e de leveduras.
Dia 2 ao 10 – Alimente seu fermento natural
A partir do primeiro dia após fazer a base do fermento natural, diariamente será necessário adicionar mais farinha e água à mistura.
Para isso, comece retirando a bolinha de massa de dentro do pote de água. Caso ela se desfaça em mais partes, cate cada uma delas e junte-as.
Então, adicione à bolinha mais farinha e mais água, de modo a aumentá-la um pouco a cada dia. Logo depois, guarde-a novamente no recipiente.
Antes de fazê-lo, troque a água que está no pote de vidro. Depois disso e de adicionar a bolinha de farinha, tampe-o e deixe fora da geladeira por 24 horas.
Dia 11° – Finalizando o fermento
A partir do 10° dia é possível finalizar o processo de fazer o fermento natural. Para isso, coloque em um recipiente 80 ml de água.
Ao fazê-lo, use parte da água do pote em que estava a bolinha de farinha e parte de água limpa, nova. Então, adicione 100 gramas de farinha de trigo branca.
Também coloque no mesmo pote a bolinha de farinha e água, que foi alimentada diariamente. Deixe o pote tampado, fora da geladeira, por mais 24 horas.
Por fim, ele está pronto para uso.
Como usar o fermento natural?
O levain pode ser utilizado em diferentes receitas. Por exemplo, como o pão de fermentação natural, bolos, tortas e outros tipos de massas.
Para usá-lo, multiplique por 5 a quantidade de fermento biológico requerida na receita. Por exemplo, caso sejam necessários 10 g dele, use 50 g de fermento natural.
De resto, basta seguir a receita normalmente. Assim, use o fermento que você mesmo fez e aproveite-o em receitas diversas.